O desenvolvedor Uri Herrera anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 1.7.1 como a imagem ao vivo e de instalação mais recentes desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian e sem systemd construída em torno do ambiente de desktop KDE Plasma.
Os lançamentos mensais do Nitrux continuam, e o Nitrux 1.7.1 está aqui como o que pareceria uma versão pontual secundária à atualização do Nitrux 1.7 do mês passado. No entanto, na verdade, é um marco importante, pois vem com o melhor e mais recente kernel Linux 5.15 LTS na predefinição.
A versão mais recente, Linux 5.15.6 está incluída no Nitrux 1.7.1, que também atualiza o kernel Linux 5.4 LTS para a versão 5.4.163. Por outro lado, há ainda os kernels Liquorix e Xanmod para 5.15.0-6.1, 5.15.6 e 5.14. 15-cacule, bem como os kernels GNU/Linux-Libre LTS e não LTS para 5.15.6 e 5.14.20, respectivamente.
Além disso, esta versão vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23.3, que é acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.88 e KDE Gear 21.08.3 para que você possa aproveitar as versões mais recentes de seus aplicativos KDE favoritos. A última atualização do KDE Plasma 5.23.4 que acabou de sair também deve estar disponível nos próximos dias dentro do sistema operacional.
Distribuição Nitrux 1.7.1 lançada com Kernel Linux 5.15 LTS. Sistema também vem com Maui Apps 2.1.0
Do mesmo modo, foi incluído na versão Nitrux 1.7.1 o MauiKit e Maui Apps 2.1.0. Esta última versão do MauiKit e Maui Apps vem com muitos novos recursos e melhorias para tornar sua experiência mais agradável e rica em recursos para o telefone, tablet ou desktop.
A partir desta versão, o mecanismo de tema baseado em Kvantum SVG para Qt4 / Qt5 e KDE Plasma não está mais disponível na instalação padrão. Como de costume, o ISO mínimo foi atualizado com os mesmos internos atualizados da imagem ISO completa.
Você pode baixar o Nitrux 1.7.1 agora mesmo do site oficial se quiser dar uma chance a esta distribuição baseada em Debian e sem systemd em seu computador pessoal, especialmente se você gosta do ambiente de desktop KDE Plasma.
Os usuários existentes do Nitrux 1.7 e anteriores podem atualizar sua instalação para a versão 1.7.1 seguindo as instruções fornecidas pelos desenvolvedores aqui. Enquanto isso, confira nosso primeiro vídeo abaixo se você quiser ver o Nitrux em ação!
Via 9to5Linux