Embora o Ubuntu tenha mudado de LZ4 para Zstd para compactar seus initramfs, eles agora estão descobrindo que foram muito agressivos em padronizar para Zstd com o nível de compactação mais alto de 19. Devido a preocupações com velocidade e consumo de memória, eles estão tentando reduzir seu nível de compactação Zstd. Portanto, a distribuição Ubuntu Linux repensa estratégia de compactação Initramfs.
O Ubuntu mudou do LZ4 em seu nível máximo de compressão de 9 para o Zstd, que é maravilhoso, e tem um nível máximo de 19. Mas com o nível de compressão mais alto, eles descobriram que a descompressão do initramfs é muito lenta e consome muita memória. Em particular, para dispositivos de baixo custo e hardware integrado como o Raspberry Pi Zero com apenas 512 MB de RAM, ele simplesmente trava.
Ubuntu repensa estratégia de compactação Initramfs
Assim, os desenvolvedores do Ubuntu têm reavaliado seu nível de compactação Zstd e observado o impacto do tempo/compactação/tamanho do arquivo com a redução do nível de compactação.
O pensamento atual expresso por Julian Andres Klode da Canonical é usar o nível mais baixo de um para hardware com 512 MB ou menos, algum nível de compressão para outro hardware e Zstd 19 para construção de imagem. Encontrar a combinação certa entre a troca adequada de memória/desempenho/tempo ainda está sendo determinada, mas deve ser resolvida bem a tempo para o Ubuntu 22.04 LTS.
O estado atual desta avaliação de compressão initramfs foi estabelecido no ubuntu-devel.
O driver AMD Linux EDAC é preparado para memória Zen 4, RDDR5/LRDDR5
Os engenheiros Linux da AMD continuam se preparando para a próxima geração de processadores de servidor EPYC baseados no Zen 4 e com suporte para memória DDR5.
Além do trabalho recente como preparação para até 12 CCDs por soquete, monitoramento de temperatura e outros bits, hoje está disponível um conjunto de patches para o código de driver EDAC (Detecção e Correção de Erros) da AMD para os processadores de servidor Zen 4 de próxima geração.
O trabalho enviado hoje inclui a adição de suporte para suporte de memória RDDR5 e LRDDR5 ao driver (o suporte DDR5 convencional já estava instalado). Isso é para suporte de memória DDR5 registrada, bem como suporte de memória DDR5 com redução de carga. O suporte LRDDR5 é para servidores de maior densidade de memória, semelhante a LRDIMMs com gerações anteriores de DDR.
Os patches também confirmam até doze controladores de memória por soquete com os processadores de última geração, em comparação com o limite atual de oito.
Os patches são agora na lista de discussão do kernel para adicionar os novos IDs e suporte a RDDR5/LRDDR5 para o driver AMD EDAC e, por sua vez, provavelmente será utilizado para o próximo ciclo 5.17, sem surpresas.