Já tem novidade do mundo Linux prontinha no forno para estrear no começo de 2022. Mais precisamente dia 5 de janeiro chega o novo Ubuntu Touch OTA-21 e a principal novidade é que ele vem com Greater redesenhado. O anúncio da novidade já foi feito por parte da responsável pelo projeto, a UBports Foundation.
A Fundação fez uma chamada para testes para a próxima atualização de software OTA (Over-the-Air). Assim, terá maior segurança em relação ao funcionamento do sistema operacional móvel Ubuntu Touch para dispositivos Ubuntu Phone com o OTA-21. Ele ainda se baseia na série do sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). Portanto, a atualização Ubuntu Touch OTA-21 é mais uma versão de correção de bugs. Desta vez, vários problemas relatados por usuários de atualizações OTA anteriores foram resolvidos.
Por exemplo, ele corrige o suporte para configurar uma conta do Google, ele corrige o acesso ao microfone no navegador da web padrão e corrige um problema de animação estranho no modo de cronômetro do aplicativo Relógio que ocorria quando os ponteiros do relógio eram movidos para a posição de 12 horas.
Também corrigidas na próxima atualização OTA-21 estão as métricas do usuário (também conhecidas como estatísticas do círculo na tela de bloqueio) para todos os dispositivos baseados em Halium 9 ou posterior, bem como suporte MMS para permitir que o Ubuntu Touch notifique os usuários para baixar novamente um MMS se não foi recebido corretamente.
Conheça o novo Ubuntu Touch OTA-21 que chega dia 5 de janeiro com Greeter redesenhado
Além das correções de bugs, o Ubuntu Touch OTA-21 também promete algumas melhorias. Entre elas, há uma saudação renovada ( especificamente para tela de entrada de PIN/senha). Além disso, tem a capacidade de limpar as listas de chamadas recentes ou perdidas, uma nova fonte Tamil e um novo magnetômetro e plugin de bússola para todos os dispositivos baseados em Halium 9 ou posterior.
Também houve renovação na página de visão geral do armazenamento em Configurações do sistema. O objetivo é detalhar melhor quanto espaço é ocupado pelo Ubuntu Touch e o que fica como reserva para o sistema.
Ubuntu Touch OTA-21 será lançado em 5 de janeiro de 2022
Até então, quem estiver interessado em ajudar a UBports Foundation a lançar uma atualização estável pode testar o próximo OTA em seus dispositivos suportados. Para isso, basta seguir as instruções da página de anúncio de chamada para teste.
Enquanto isso, a UBports Foundation faz um grande trabalho para instalar o Ubuntu Touch em dispositivos baseados em Halium 10. Além disso, vai portar seu sistema operacional móvel baseado em Linux na série de sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).
Via 9to5Linux