Notícias

22/11/2021 às 14:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ubuntu Touch OTA-20 lançado para telefones Linux

Ubuntu Touch OTA-20 lançado para telefones Linux

A UBports Foundation lançou recentemente a atualização do software Ubuntu Touch OTA-20 para dispositivos Ubuntu Phone com várias melhorias e mais correções de bugs.


Ainda baseado na série do sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), o Ubuntu Touch OTA-20 é uma atualização de manutenção que introduz suporte para o LED de notificação e vibração para notificações recebidas em dispositivos Halium 9, como OnePlus 6, OnePlus 6T, Xiaomi Mi A2, Xiaomi Mi 6 e outros. Há alguns dias, já havíamos adiantado alguns recursos que farão parte do sistema.

No entanto, os desenvolvedores notam o fato de que alguns dispositivos recentes com uma base Halium 9 não têm um LED de notificação, portanto, esse novo recurso não se aplica a eles. Isso inclui o Volla Phone e o Google Pixel 3a.

Outra novidade na atualização do Ubuntu Touch OTA-20 é o suporte para definir qualquer arquivo de áudio em seu dispositivo como um som de notificação personalizado (também conhecido como toque), bem como suporte para fontes bengali e Khmer para permitir que os usuários que falam bengali e khmer leiam o texto nativo em seu idioma.

Ubuntu Touch OTA-20 lançado para telefones Linux

Ubuntu Touch OTA-20 lançado para telefones Linux

Outra mudança interessante neste lançamento é o suporte para novos dispositivos no UBports Installer, incluindo Google Pixel 2, Xiaomi Redmi 9, Xiaomi Redmi 9 Prime, Xiaomi Redmi Note 9, Xiaomi Redmi Note 9 Pro, Xiaomi Redmi Note 9 Pro Max, Xiaomi Redmi Note 9S e Xiaomi Poco M2 Pro.

Como esta é uma atualização de manutenção, ela vem com várias correções de bugs. Isso inclui uma correção para um bug na camada CalDAV que impedia a sincronização com servidores usando certificados Let´’s Encrypt, uma correção para um bug raro de telefonia no Volla Phone, bem como uma correção para uma regressão que impedia as solicitações de “confiança” para aparecer quando um aplicativo solicitou determinado acesso de hardware pela primeira vez.

Observe que o próprio aplicativo da câmera atualmente sempre tem acesso à câmera, já que esse prompt de confiança precisa de correções na camada Halium/Android, e isso foi adiado por enquanto”, explicam os desenvolvedores.

A atualização do Ubuntu Touch OTA-20 agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Você pode instalá-lo em seu telefone Linux abrindo Configurações do sistema e navegando até a tela Atualizações. No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.