Hoje, toda informação trocada na internet é guardada em algum lugar. É muito importante manter os servidores funcionando para ter acesso a essas informações. Mas e quando um servidor cai? Pois é, em alguns casos pode ter sido uma ataque DDoS gerando a negativa do serviço. Mas, o que é DDoS, confira nossa explicação.
Algumas informações podem ser compartilhadas com qualquer um, enquanto algumas outras são muito importantes para nós e não queremos que ninguém possa ter acesso a elas. Os crackers (hackers mal-intencionados) sempre tentam ter acesso a esses tipos de dados privados, ou não.
Ser hacker ou cracker não é apenas roubar informação. Quando o objetivo não é roubar informações, eles tentam derrubar o servidor. Neste caso, se não houver um bom sistema de segurança ou ainda se não foi feito backup, pode-se perder todas as informações sobre o servidor.
Atualmente, ouve-se muito sobre sites de jogos derrubados, sites de notícias e até mesmo o SempreUpdate já passou por isso, e é normalmente dito que o ataque ocorreu via DDoS, mas afinal de contas, o que é DDoS?
Esse termo significa Distributed Denial-of-Service (ataque distribuído de negação de serviço) e refere-se à tentativa de tornar um serviço on-line indisponível sobrecarregando-o por meio do tráfego de várias fontes.
O que é o como é o ataque DDoS?
Os hackers mal-intencionados constroem uma rede de computadores infectados chamados de botnet, também conhecidos como zumbis, em que são espalhadas por meio de um software malicioso através de sites, e-mails e mídias sociais. Assim, as máquinas infectadas são capazes de ser controladas remotamente, sem o conhecimento dos proprietários.
Então, estas máquinas são utilizadas como um exército contra algum alvo. Alguns botnets são tão fortes que possuem milhões de máquinas. Assim a queda dos alvos podem ocorrer de várias maneiras, incluindo o envio de mais pedidos de acesso além do que um servidor pode suportar.
Eles também podem acontecer através dos computadores infectados enviando grande volume de dados aleatórios com a intenção de utilizar toda a largura de banda do alvo. Alguns ataques de DDoS são tão grandes que podem comprometer toda a capacidade de um país.
Compra e venda de ataques DDoS
Existem comerciantes on-line especializadas em comprar e vender ataques DDoS individuais ou botnets. Assim, qualquer pessoa pode pagar um valor para derrubar sites ou ainda prejudicar todas as operações de uma organização. Por exemplo, um ataque com duração de uma semana em um site pequeno custa por volta de 200 dólares.
Atrás da disseminação dos ataques DDoS estão técnicas avançadas. Atualmente, o DDoS envolve uma série de ataques contra vários dispositivos que objetivam danificar a infra-estrutura de segurança de uma organização, ao invés de apenas usar a largura de banda da conexão.
Isto quer dizer, prejudicar várias aplicações, firewall ou dispositivos IPS que as organizações dependem como DNS, SMTP, VOIP, HTTPS e HTTP. A última versão existente do ataque DDoS é o ataque multi-vector, que combina sobrecarregar e levar à exaustão e usar aplicações contra dispositivos de infra-estrutura em um único ataque sustentado. Estes ataques ganharam popularidade devido à sua eficácia e ao fato de que eles são difíceis de defender.
Assim, para suportar esse tipo de ataque novas abordagens são necessárias. Desta forma, especialistas em rede têm estado na vanguarda na procura de formas de lutar contra ataques DDoS já há alguns anos. O melhor mecanismo de defesa contra o ataque DDoS moderna é a abordagem em camadas, combinando a proteção baseada em nuvem e on-premise.
Com este tipo de proteção, você tem a garantia de 100% de segurança para a sua organização contra todo o espectro de ataques DDoS. Ainda, outra forma de se precaver é através de um mapa ataque digital, porque ele exibe atividades DDoS globais.