O Projeto KDE anunciou o KDE Frameworks 5.91 que traz muitas novidades para o Dolphin e outros recursos. Esta é, portanto, a mais nova atualização mensal para o pacote de software de código aberto. Ele contém uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares para o Qt. Isso fornece várias funcionalidades necessárias para o ambiente de desktop Plasma e aplicativos relacionados.
O KDE Frameworks 5.91 tem muitas mudanças interessantes, começando com um novo recurso importante para o gerenciador de arquivos Dolphin e outros aplicativos KDE que usam a biblioteca KIO. Estamos falando do suporte ao PolKit no KIO, que finalmente permite operações de arquivos raiz no Dolphin.
Isso permite que o Dolphin e outros aplicativos do KDE que usam a biblioteca KIO criem, movam, copiem, lixem e excluam arquivos em locais não pertencentes ao usuário! Demorou muito, mas finalmente conseguimos, disse Nate Graham, desenvolvedor do KDE.
KDE Frameworks 5.91 traz novidades para o Dolphin e muitas melhorias
Além disso, a biblioteca KIO foi aprimorada nesta versão para lidar corretamente com URLs não baseados em arquivo registrados em aplicativos, como links tg://
de Telegram ou mailto://
endereços de e-mail, quando os aplicativos anunciam que aceitam URLs. Além disso, o Dolphin agora inicia mais rápido quando há várias imagens ISO montadas ou aplicativos Snap instalados.
O KDE Frameworks 5.91 também possibilita alterar o usuário ou grupo de um arquivo ou pasta na área de trabalho, bem como baixar itens “Get New” com dependências. O suporte à tela sensível ao toque também foi aprimorado para usuários móveis, pois esta versão aprimora as caixas de seleção do Plasma e as barras de guias para reagir novamente quando são tocadas.
Para aplicativos baseados em QtQuick, o KDE Frameworks 5.91 atualiza os menus para que tenham o mesmo tamanho e aparência dos menus em aplicativos QtWidgets. Do mesmo modo, atualiza os controles deslizantes para permitir que sejam manipulados rolando sobre eles. Também atualiza as caixas de combinação e seus pop-ups para caber totalmente texto de itens longos. Atualiza os itens de menu com tema do Breeze para se tornarem maiores e mais tocáveis ao usar o Modo Tablet. E atualiza o código para torná-los mais rápidos para carregar e executar.
Mais alterações importantes
Outra mudança interessante virá para os usuários do Tablet Mode, que também chegará à próxima versão do ambiente de desktop KDE Plasma 5.25. Essa alteração impede que o teclado virtual apareça rapidamente e cubra um aplicativo imediatamente após o lançamento, pois os campos de pesquisa de vários aplicativos KDE e miniaplicativos Plasma não mais ficam focados por padrão ao entrar no Modo Tablet.
Também há boas notícias para os usuários da sessão do Plasma Wayland, pois o KDE Frameworks 5.91 melhora a abertura e o fechamento da barra lateral do Widget Explorer para não mais reorganizar suas janelas e melhora a Central de Ajuda para não travar mais aleatoriamente ao mover o cursor do mouse ou passar o mouse sobre os links.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Frameworks 5.91 corrige vários bugs para evitar que os atalhos de teclado do KWin quebrem após reiniciar o KWin, melhora o suporte para que aplicativos Snap não apareçam mais como volumes montados nos painéis Places, impede que o ícone Breeze para o logotipo do KDE Plasma seja parcialmente desaparecendo quando tamanhos maiores são usados com um esquema de cores escuras, bem como para resolver falhas em várias pastas Breeze e ícones de tipo mime.
Algumas pequenas mudanças visuais também estão presentes para tornar sua experiência de desktop KDE Plasma mais agradável. Por exemplo, o ícone da bandeja do sistema Yakuake agora é monocromático, as barras de navegação inferiores agora usam o novo estilo de seleção, os menus do KHamburgerMenu agora têm um design mais simples para os itens inferiores com um novo item “Mais” no final da lista para mostrar a você todo o resto dos itens do menu e as datas relativas não são exibidas com mais precisão em vários aplicativos do KDE que os suportam.
Melhorias de desempenho
O KDE Frameworks 5.91 reduz um pouco o uso de CPU e RAM para todos os aplicativos do KDE ao buscar ícones. As páginas de configurações do sistema que incluem o botão “Obter novo” agora usam menos RAM e a alteração dos atalhos de teclado padrão na página Atalhos em As configurações do sistema agora entram em vigor instantaneamente sem precisar reiniciar o sistema.
Por último, há melhor suporte para ícones personalizados usando imagens SVG (Scalable Vector Graphics) referidas por seu caminho em vez de seu nome para aparecer corretamente em pastas e aplicativos na área de trabalho. Por outro lado, existem centenas de outras mudanças menores incluídas nesta nova versão do KDE Frameworks, então confira a página de anúncio de lançamento se você estiver curioso para saber exatamente o que foi corrigido, removido, adicionado ou melhorado.
Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita para os novos pacotes e atualize assim que estiverem disponíveis, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma 5.24 LTS mais recente.
Via 9to5Linux