Ucrânia toma medida extrema e pede que hackers independentes se defendam contra a Rússia. E, enquanto o país pede que esses hackers clandestinos se defendam, as gangues de ransomware fazem seus movimentos.
Defesa da Ucrânia
O governo da Ucrânia está pedindo voluntários do submundo dos hackers para fornecer seu apoio na proteção da infraestrutura crítica e realizar operações ofensivas contra hackers patrocinados pelo Estado russo.
O pedido de ação contra a Rússia foi compartilhado em fóruns de hackers na manhã de quinta-feira. “A cibercomunidade ucraniana! É hora de se envolver na defesa cibernética do nosso país”, diz o post publicado no fórum. “Temos um exército dentro de nosso país”, “precisamos saber o que eles estão fazendo”.
“Aushev disse que os voluntários seriam divididos em unidades cibernéticas defensivas e ofensivas. A unidade defensiva seria empregada para defender a infraestrutura, como usinas de energia e sistemas de água. Em um ataque cibernético de 2015, amplamente atribuído a hackers estatais da Rússia, 225.000 ucranianos perderam eletricidade.” informou ao Reuters.
Hackers independentes podem ajudar na defesa da Ucrânia contra os ataques cibernéticos
De acordo com Aushev, a unidade de voluntários ofensivos ajudaria os militares da Ucrânia a realizar operações de espionagem digital contra as forças russas invasoras. Isso seria algo muito importante para o país, nesse momento.
Por outro lado, algumas gangues de ransomware proeminentes parecem estar prontas para fornecer seu apoio à Rússia. De acordo com o BleepingComputer, uma dessas gangues é a gangue do ransomware Conti, que publicou a seguinte mensagem em seu site de vazamento:
“Como resposta ao belicismo ocidental e às ameaças americanas de usar a guerra cibernética contra os cidadãos da Federação Russa, a equipe Conti está anunciando oficialmente que usaremos toda a nossa capacidade para fornecer medidas de retaliação caso os belicistas ocidentais tentem atingir infraestrutura crítica na Rússia. ou qualquer região de língua russa do mundo. Não nos aliamos a nenhum governo e condenamos a guerra em curso. No entanto, como o Ocidente é conhecido por travar suas guerras principalmente visando civis, usaremos nossos recursos para contra-atacar se o bem-estar e a segurança de cidadãos pacíficos estiverem em jogo devido à agressão cibernética americana”.
As gangues de ransomware podem fornecer suporte a hackers patrocinados pelo estado, por exemplo, fornecendo acesso a organizações e empresas governamentais já comprometidas.
Via: SecurityAffairs