Há algum tempo já se fala na questão do suporte ao perfil de plataforma ACPI da Lenovo para laptops com tecnologia AMD que foi interrompido no Linux. Os controles do perfil da plataforma foram expostos. Entretanto, na realidade, não funcionaram. Felizmente, o suporte fixo para esse recurso está agora a caminho do kernel Linux. Assim, deve permitir que os usuários escolham entre melhor desempenho ou maior duração da bateria e dispositivo operacional mais lento. Portanto, os usuários dos ThinkPads Lenovo com tecnologia AMD poderão escolher entre performance e duração de bateria no Linux.
Por outro lado, o suporte ao perfil da plataforma ACPI para seus laptops ThinkPad no Linux não funcionou realmente. Escolher entre os modos de desempenho, balanceado, economia de energia não afetou o desempenho ou consumo de energia, ao contrário dessa funcionalidade com seus ThinkPads com tecnologia Intel.
Usuários dos ThinkPads Lenovo com tecnologia AMD poderão escolher entre performance e duração de bateria no Linux
No mês passado, esse suporte quebrado foi desabilitado no kernel Linux principal, enquanto agora o suporte adequado está a caminho, provavelmente para o kernel v5.18. A revisão está adicionando suporte ao modo PSC ao driver ThinkPad ACPI Linux conforme necessário para suporte ao perfil de plataforma em laptops AMD. O modo PSC é tratado adequadamente onde, como anteriormente, apenas o modo MMC usado pela Intel era suportado e a quebra desse caminho de código para sistemas AMD Ryzen.
Assim, quando esse patch chegar ao kernel principal, o suporte ao perfil da plataforma deve funcionar em laptops Lenovo com AMD Ryzen. Isso para alternar entre as preferências de desempenho e economia de energia.
Vejam o que diz Park Person, do desenvolvimento da Lenovo:
Recentemente, tenho trabalhado no suporte ao modo de perfil da plataforma PSC para plataformas Lenovo AMD (patch proposto na semana passada). Uma das peças interessantes com a implementação do Lenovo PSC é que suporta diferentes perfis para AC (plugado) vs DC (funcionando a partir da bateria).
Eu estava pensando em adicionar esse suporte no driver thinkpad_acpi, mas parece que seria melhor tornar isso geralmente disponível para todas as plataformas que oferecem suporte ao perfil. Esta implementação permite que o usuário defina um perfil para quando um sistema está conectado, e um perfil diferente para quando eles são desconectado.
Imagino que isso seria usado para que o modo de desempenho é usado quando conectado e de baixa energia usado quando desconectado (como um exemplo). O usuário pode configurá-lo para corresponder à sua preferência.
Para melhorar o suporte ao perfil de plataforma ACPI em geral, a Lenovo também está propondo suporte para alternar entre perfis de plataforma de maneira mais fácil, seja nos modos AC (carregamento de parede) ou DC (bateria). Os laptops da Lenovo, pelo menos, podem alternar facilmente os perfis de plataforma com base no modo de energia e, portanto, em uma “solicitação de comentários”, foi fornecida uma implementação que permite definir facilmente a preferência do perfil da plataforma, dependendo da fonte de energia.
Via Phoronix