Se você ainda não escolheu um serviço de anotações que funcione em várias plataformas, confira uma nova opção agora disponível para Linux: UpNote. Agora, acaba de sair o cliente UpNote Linux, que tem como base o Electron e é um software proprietário de código fechado. Assim, o aplicativo de anotações ‘UpNote’ disponível no Linux.
O serviço oferece um nível gratuito que permite criar “até” 50 notas usando recursos básicos, mas você precisará desembolsar US $ 0,99 ao mês (ou pagar uma taxa única de US $ 19,99) para criar mais do que isso e desbloquear opções avançadas como tabelas, anexos e opções extras de exportação.
O UpNote, à primeira vista, parece um aplicativo bem projetado e capaz de fornecer alguma competição a ferramentas como o Microsoft OneNote e o Evernote:
- Formatação de rich text
- Suporte a remarcações
- Organize com cadernos e hashtags
- Multiplataforma e funciona offline
- Modo de fóco
- Backup automático de notas
- Vinculação bidirecional
- Exportar notas
- Importar notas do Evernote& Simplenote
Aplicativo de anotações ‘UpNote’ disponível no Linux
O UpNote tem alguns recursos próprios, como poder definir uma imagem personalizada para capas de cadernos; um histórico de versões de fácil acesso para todas as notas; e uma alternância para ativar uma opção ‘sempre no topo’ (que é útil ao transcrever notas de outros aplicativos).
E se você estiver disposto a pagar, poderá acessar uma variedade de temas e fontes diferentes – perfeito para criar um “espaço de trabalho” que se adapte inteiramente à sua vibração.
Infelizmente, acho que o “suporte a Markdown” do UpNote – apresentado como um recurso-chave, nada menos – um pouco de ressalva.
Em primeiro lugar, nem todos os recursos do Markdown são suportados (incluindo tabelas, notas de rodapé, sobrescrito 1 , emoji, criação automática de URL). Em segundo lugar, não há uma maneira fácil de editar markdown como texto (ou seja, sem visualização ‘raw’); você só pode editar usando o WYSIWYG. Por fim, a exportação para remarcação é paga.
Baixe o UpNote para Linux
O UpNote é um software proprietário de código fechado. Atualmente, a única maneira de instalar o UpNote no Linux é usando a Snap Store (o que não agradará a todos). Os desenvolvedores manifestaram interesse em oferecer suporte ao Flatpak assim que o suporte ao Electron for reforçado.
Observe que atualmente não é possível “atualizar para premium” a partir do aplicativo Linux. Para se inscrever, você precisará fazê-lo usando os aplicativos oficiais para Android e iOS e, em seguida, faça login na sua conta no aplicativo Linux. Isso ‘desbloqueia’ recursos premium automaticamente.
Via OMGUbuntu