Os tecnólogos estão se voltando cada vez mais para a Observabilidade Full-Stack (OFS) – a capacidade de monitorar todo o departamento de TI – para superar os altos níveis de complexidade dentro dos departamentos e otimizar consistentemente o desempenho total.
A rápida mudança para ambientes híbridos em resposta à pandemia deixou os profissionais de TI lutando para obter uma visibilidade unificada em sua infraestrutura e com o desafio de priorizar o que realmente importa para os usuários finais. O resultado é que as equipes lutam constantemente para apagar incêndios, tendo que confiar em múltiplas ferramentas de monitoramento para gerenciar dados cada vez mais extensos e complexos.
Isto explica por que, no recente estudo da AppDynamics Agents of Transformation: The Rise of Full-Stack Observability, 96% dos profissionais de TI relataram que ter a capacidade de monitorar todo o departamento de TI e ligar diretamente o desempenho aos resultados comerciais é, agora, uma habilidade essencial.
No entanto, como em toda tecnologia relativamente nova, encontrar argumentos convincentes para evidenciar como uma plataforma de observabilidade full-stack pode ser implantada com sucesso e agregar valor à organização pode ser um desafio para os profissionais.
E é aqui que os líderes de TI estarão cada vez mais apoiando seus parceiros de canal em 2022, procurando aproveitar seus conhecimentos e experiência para construir argumentos convincentes para o investimento.
Com isso em mente, compartilho cinco dicas para ajudar seus clientes a construírem um argumento de negócios robusto para uma observabilidade full-stack:
Demonstrar como a observabilidade é fundamental para medir os benefícios da transformação digital.
As empresas deixaram de lado a resposta “inovação a todo custo” necessária nos primeiros meses da pandemia. E, cada vez mais, estão dando atenção ao valor que as iniciativas de transformação digital estão proporcionando. Atualmente, a maior parte das organizações não tem as ferramentas, processos e cultura para alinhar a transformação digital e o desempenho da tecnologia aos resultados de negócios e comerciais.
Portanto, é aqui que qualquer projeto de negócios para observabilidade full-stack deve começar. Somente com visibilidade completa do departamento de TI, tanto em ambientes on-premises quanto em nuvem, as empresas podem começar a conectar inovação e desempenho tecnológico aos resultados comerciais. Ao conectar dados de desempenho de TI com métricas de negócios em tempo real, os clientes serão capazes de validar o impacto de cada ação de TI por meio da análise dos KPIs de negócios.
Os parceiros de canal precisam ajudar os clientes a articular isso com os líderes empresariais, mostrando como a observabilidade full-stack com o contexto empresarial pode abordar a lacuna de monitoramento atual e ajudar a incorporar uma cultura de inovação sustentável em suas operações.
Apresentar uma estratégia holística, e não apenas tecnologia.
Como sabemos, a transformação digital eficaz não se trata simplesmente da adoção de tecnologias inovadoras, mas requer novas habilidades, processos e formas de pensar. Implementar a observabilidade full-stack dentro de uma equipe ITOps não é diferente.
É preciso trabalhar com as partes interessadas do cliente para mapear como a observabilidade será integrada a partir de uma perspectiva cultural e processual, além de ajudar os clientes a identificar e tratar as lacunas de conhecimento, particularmente dentro do monitoramento de nuvem e da Open Telemetry, que exigem entendimentos muito específicos.
É importante ressaltar que as equipes devem trabalhar em conjunto para elaborar um plano de mudança cultural no departamento de TI, a fim de garantir que a compreensão e adoção de dados unificados que a OFS irá proporcionar. Neste momento, o desenvolvimento de um plano de comunicação interna que explique as vantagens que a observabilidade full-stack proporciona tanto para a organização quanto para os profissionais de tecnologia em seu trabalho diário é essencial.
Mostrar como a observabilidade full-stack apoia as iniciativas da nuvem
Em todos os setores vemos a aceleração da mudança para ambientes híbridos de TI, enquanto se concentram também na receita recorrente, OPEX e SaaS. Mas como parte disto, agora também é preciso garantir aos clientes experiências digitais sem falhas.
A maior parte das soluções de observabilidade full-stack fornecerá um bom nível de visibilidade em todo o departamento de TI, mas a maioria ainda tem dificuldades em ambientes de nuvem, quando se trata de gerenciar microserviços e monitorar kubernetes. O que representa uma ameaça real ao desempenho e à experiência digital.
Assim, é necessário garantir que os clientes selecionem uma solução que ofereça uma verdadeira observabilidade full-stack, em ambientes de nuvem híbrida e tradicionais, que possam dar suporte à mudança estratégica mais ampla da organização em direção à nuvem.
Por consequência, as empresas estão em uma posição única para analisar as quatro áreas de operações de TI – AppOps e DevOps, NetOps, InfraOps e SecOps – com uma visão holística do desempenho e da otimização da tecnologia. Com isso, a OFS pode apoiar as organizações na identificação de casos-chave de uso em um estágio inicial e trabalhar com elas para encontrar uma solução que possa acelerar suas metas de transformação.
Crie visões futuras para o desempenho de TI e experiências digitais perfeitas
Nos últimos meses, a agilidade operacional e a resiliência subiram para o topo da agenda das organizações, já que tiveram que atuar continuamente em resposta à rápida evolução das condições de mercado. Portanto, é essencial que qualquer empresa detalhe como a implementação de observabilidade full-stack pode suportar mudanças nas exigências comerciais e atender a enormes demandas.
As empresas devem garantir que o caso de negócios demonstre como a solução full-stack pode eliminar a necessidade de intervenções manuais e implantar cada vez mais automação e inteligência artificial (IA) para monitorar dados e resolver problemas de desempenho, além de fornecer insights em tempo real e garantir que o cliente seja capaz de entregar um desempenho de tecnologia de classe mundial em todos os momentos.
Ao fazer isso, as organizações podem mostrar como o investimento em full-stack é o futuro e pode apoiar o crescimento dos negócios.
Destaque os riscos de não fazer nada
É claro que qualquer caso de negócios robusto deve explicar os possíveis cenários para empresas que não investem ou são muito lentas para se mover.
O caso de negócios deve começar descrevendo o aumento no uso de serviços digitais que está sendo visto em praticamente todos os setores e em todos os países do mundo, além do fato de que os consumidores agora têm tolerância zero para experiências digitais ruins.
No recente relatório App Attention Index 2021 da AppDynamics – 61% dos consumidores globais relataram que sua expectativa de serviços digitais mudou para sempre durante a pandemia, enquanto mais da metade admite prontamente que as marcas têm apenas uma chance para impressioná-los e que, se seu serviço não funcionar, eles não os usarão novamente.
Neste contexto, o caso de negócios deve examinar o impacto potencial das questões de desempenho de TI, o aumento do tempo médio para a resolução (MTTR) e o efeito de repercussão na experiência do cliente e do funcionário, na reputação da marca e na receita.
As empresas também devem considerar o impacto negativo que não ter uma visibilidade unificada do setor de TI e não ser capaz de vincular os dados de TI às métricas comerciais têm sobre a produtividade e o engajamento no departamento de TI. Como exemplo, é possível trabalhar com as partes interessadas para calcular a proporção de tempo que os especialistas altamente qualificados gastam com questões de combate a incêndios em vez de atuar em metas estratégicas de inovação. Também é possível explorar o risco elevado de um êxodo de talentos de TI, com os tecnólogos ficando desiludidos porque não têm acesso às ferramentas mais atuais para fazer seu trabalho e entregar seu melhor desempenho.