Depois de anunciar no início deste mês o Steam para Chrome OS após meses de muitos rumores e vazamentos em torno da iniciativa, o Google acaba de disponibilizar uma versão alfa do Steam para Chromebooks selecionados. O canal Dev do Chrome OS 14583.0.0 e posterior inclui uma versão “inicial de qualidade alfa” do cliente Linux Steam para Chrome OS.
Quanto à qualidade esperada no momento:
Alpha significa que qualquer coisa pode quebrar. Devido à instabilidade inerente do canal Dev e à natureza em andamento desse recurso, não recomendamos tentar isso em um Chromebook no qual você confia para trabalhar, escola ou outras atividades diárias.
Você encontrará travamentos, regressões de desempenho e bugs nunca antes vistos – isso faz parte da diversão!
Quanto aos Chromebooks suportados inicialmente capazes de executar o Steam no Chrome OS, temos:
A partir do Chrome OS 14583.0.0 , o canal Dev incluirá uma versão inicial com qualidade alfa do Steam no Chrome OS para um pequeno conjunto de Chromebooks recentes.
Se você tiver um desses Chromebooks (listados abaixo) e decidir experimentá-lo, envie seus comentários – estamos em desenvolvimento ativo e queremos incorporar o máximo possível de informações do usuário.
- Acer Chromebook 514 (CB514-1W)
- Acer Chromebook 515 (CB515-1W)
- Acer Chromebook Spin 713 (CP713-3W)
- ASUS Chromebook Flip CX5 (CX5500)
- ASUS Chromebook CX9 (CX9400)
- HP Pro c640 G2 Chromebook
- Lenovo 5i-14 Chromebook
Uma observação importante é que as configurações desses dispositivos com CPU i3 ou 4 GB de RAM não são suportadas.
Além disso, há dois problemas conhecidos que afetam configurações de dispositivos específicos:
- Dispositivos com 8 GB de RAM podem encontrar problemas em jogos que exigem 6 GB de RAM ou mais.
- Dispositivos com resoluções de tela maiores que 1080p podem encontrar problemas de desempenho e dimensionamento.
A equipe afirma que está desenvolvendo formas eficientes de melhorar esses problemas. Afirma, ainda, que esta lista será atualizada à medida que novos modelos e configurações forem habilitados.
Saiba mais sobre o estado atual do Steam no Chrome OS em Chromium.org.
Sobre o Steam para Chrome OS
Este era um recurso aguardado há bastante tempo. A empresa anunciou a novidade durante palestra do Game Developer Summit. Assim, a empresa garante que o cliente de jogos Steam da Valve está chegando ao Chrome OS.
O Google está lançando o Steam em uma versão alfa para Chromebooks. Sem que haja qualquer surpresa, ele está inicialmente direcionado aos Chromebooks de ponta. Isso devido aos requisitos mais rígidos para executar jogos modernos em comparação com as especificações dos Chromebooks de nível básico. O Steam no Chrome OS também está limitado aos Chromebooks Intel/AMD x86_64 e não ao Arm.
O Steam para Chrome OS aproveita o código de cliente Steam Linux existente e faz uso da pilha de tecnologia do Google para lidar com aplicativos Linux nativos dentro dos limites do Chrome OS. O Steam para Chromebooks e Chrome OS deve ser bom, pelo menos em relação a alguns jogos mais leves por aí.