O Greybird, tema de desktop padrão do Xfce do Xubuntu, recebe a partir de agora o suporte para GTK4. O anúncio é do desenvolvedor Simon Steinbeiß. Ele lançou a nova versão 3.23.0 do tema padrão do Xfce Greybird do Xubuntu, que adiciona suporte para o kit de ferramentas GTK4. Assim, abre caminho para uma aparência mais moderna do Xubuntu e do ambiente de desktop Xfce.
Foram quase seis meses de desenvolvimento. Então, o Greybird 3.23.0 apresenta o suporte para GTK4 e libhandy. É uma tentativa de tornar o popular tema Xfce, que é usado por padrão em lançamentos recentes do Xubuntu. Suporte a GTK4 significa que Grebird funcionará bem com aplicativos GTK4 recentes.
Para aqueles que não estão familiarizados com libhandy, esta é uma biblioteca usada para criar versões móveis de aplicativos GTK e GNOME. Então, o Greybird recebe suporte libhandy e isso pode significar que ele pode ter uma versão do ambiente de desktop Xfce em sistemas operacionais móveis como ExpidusOS, que ainda está em muito fase alfa.
Greybird, tema de desktop padrão do Xfce do Xubuntu, recebe suporte para GTK4
Além disso, o lançamento do Greybird 3.23.0:
- traz algumas mudanças nas cores das bordas do xfwm4;
- corrige os gradientes das barras de rolagem horizontais;
- reduz o tamanho da caixa de diálogo da mensagem;
- e torna as barras de título CSD (decorações do lado do cliente) mais finas;
- Da mesma forma, corrige um problema com o caminho de instalação do xfwm4-a11y, xfwm4-a11y dark e xfwm4-compact para que apareçam nas configurações do tema do gerenciador de janelas;
- remove a cor de fundo para itens não bg;
- ajusta o selecionou as cores do pano de fundo fg/bg (tons de cinza) para GTK3;
- e aborda alguns outros problemas.
Para mais detalhes sobre as mudanças implementadas na versão Greybird 3.23.0, confira as notas de lançamento completas na página GitHub do projeto. Lá, é possível baixar o tarball de origem se quiser compilar o tema para seu ambiente de desktop Xfce agora.
Os usuários do Xubuntu e do Xfce terão que esperar que o lançamento do Greybird 3.23.0 chegue aos repositórios estáveis. No momento em que escrevo, o próximo Xubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellifish) ainda usa o Greybird 3.22.15, mas acredito que o lançamento final, previsto para o próximo mês em 21 de abril, apresentará a nova versão do Greybird.
Via 9to5Linux