O Font Finder é um aplicativo gratuito de código aberto para Linux que permite filtrar, classificar e instalar fontes do imenso arquivo do Google Fonts. Assim, com ele, tudo pode ser feito na área de trabalho. Então, neste artigo, conheça o Font Finder para localizar e instalar fontes do Google no Ubuntu.
O Google Fonts (caso você não saiba) é um repositório on-line repleto de centenas de fontes de código aberto. Então, essas fontes podem ser usadas ??gratuitamente em projetos da Web, aplicativos, ilustrações, memes e qualquer outra coisa.
O Font Finder traz este repositório para o desktop Linux, ajudando você a instalar fácil e rapidamente o Google Fonts no Ubuntu e em outras distribuições. Enfim, tudo o que você quer fazer com as fontes da web do Google, este aplicativo ajuda você a fazê-lo.
Como instalar as fontes do Google nas distribuições Linux de maneira fácil
Se o aplicativo parecer familiar, é porque é mesmo: usa a linguagem de programação Rust de um antigo aplicativo GTK chamado TypeCatcher. Mas há uma razão específica pela qual ele foi reescrito em Rust, como explica a página do projeto do Github:
Comparado ao TypeCatcher, que é escrito em Python, o Font Finder também permite filtrar fontes por suas categorias. Tem zero dependências em tempo de execução do Python e possui desempenho e consumo de recursos muito melhores. Acesse o Git.
Como o Type Catcher, o Font Finder facilita a navegação, o download e a instalação a partir de centenas de fontes no Google Fonts, mas com a capacidade adicional de filtrar fontes por categoria:
- Serif
- Sem serifa
- Exibição
- Caligrafia
- Monospace
Portanto, se você estiver atrás de uma nova fonte de terminal, uma serifa sassy ou uma fonte de exibição para o seu sistema, use esses filtros para restringir rapidamente a fontes específicas.
O aplicativo também permite que você faça várias outras tarefas, como:
- Pesquisa por nome de fonte (inclui preenchimento automático);
- Ajustar o tamanho da fonte na pré-visualização;
- Opção para ver fontes ‘instaladas;
- Botão fácil de instalar / desinstalar para todas as fontes da web;
- Instalar o Localizador de Fontes do Flathub;
- localizador de fonte para linux mostrando uma fonte instalada.
Você pode instalar o Font Finder do Flathub como um aplicativo Flatpak:
Os sistemas baseados em Debian ou Ubuntu não suporta ‘clique para baixar’ do Flatpak. Mesmo assim, você pode usar a linha de comando para instalá-lo (desde que você tenha o Flatpak e o Flathub já configurados). Porém, se você usa Fedora ou derivados pode seguir normalmente usando o Flathub.
Você também pode seguir o nosso guia sobre como ativar o suporte a pacotes Flatpak no Debian, Ubuntu ou derivados, neste mesmo guia você vai aprender a como instalar estes pacotes.
flatpak install flathub io.github.mmstick.FontFinder
Depois disso, run:
flatpak run io.github.mmstick.FontFinder