5 anos que o Ubuntu deu adeus ao X.Org em favor do Wayland!

5-anos-que-o-ubuntu-deu-adeus-ao-x-org-em-favor-do-wayland

O Ubuntu deixou de utilizar o X.Org Server e passou a utilizar o Wayland em 19 de abril de 2017. Claro que essa mudança não foi nenhuma surpresa para ninguém. Na época, havia também o MIR. Mas, para quem não conhece Mir, a alternativa da Canonical para o Wayland, foi anunciado como o futuro da convergência Ubuntu, porém, o sonho da convergência foi posto em segundo plano e engavetado.

X.Org e Ubuntu

O X.Org ainda deve ser mantido na instalação do Ubuntu por conta dos usuários que enfrentam problemas com a execução do Wayland ou que necessitam de recursos e suporte ao driver que estejam presentes apenas na sessão do X.Org Server.

Porém, mesmo em 2022 ainda tem muitas distribuições que utilizam o X.Org e que ainda enfrentam problemas com o Wayland. Além disso, muitos projetos ainda não adotaram completamente.

Naquele ano, o gerente da equipe de desktop do Ubuntu, Will Cooke, fez referência à decisão em uma reunião para discutir planos para o pós-Unity. Sim, o Unity também começou a ser encerrado naquele mesmo ano.

Mas, como sempre, ainda não há um relatório explícito sobre essa mudança. Além disso, como o Ubuntu estava em constante mudança, algumas questões sempre ficaram em segredo ou com explicações confusas.

Saiba o que é Wayland!

Wayland é o substituto do X.Org Server mais moderno e, segundo o site oficial, é “mais fácil de desenvolver e manter”.

O GNOME já funciona bem no Wayland (se você utiliza o Ubuntu GNOME, você tem uma sessão opcional do Wayland já instalada) e futuras versões do ambiente de desktop irão refinar e aprimorar este suporte ainda mais.

Fedora já usava Wayland

O Fedora foi a primeira grande distribuição Linux a enviar o Wayland como a sessão padrão para os usuários. E, enquanto a essa transição do legado X para um sucessor moderno não causou grandes problemas. Assim, a nova tecnologia, seu conjunto de recursos e seu desempenho, tem melhorado muito nos últimos anos, especialmente em 2021 e 2022.

Por fim, será que o Ubuntu acertou em mudar para o Wayland? Ou será que foi um tiro no pé? A resposta é que ainda hoje ainda não podemos definir isso muito bem. Alguns ambientes ainda preferem o X outros o Wayland, e o MIR, ainda fica na ilha da Canonical.