Há algumas semanas, anunciamos que a Sony traria a taxa de atualização variável (VRR) para o PlayStation 5. Agora, a Sony finalmente anunciou que está trazendo taxa de atualização variável para o console PS 5.
O recurso será lançado por meio de uma atualização de software, que estará disponível globalmente esta semana. A Sony anunciou pela primeira vez que o recurso voltaria em novembro de 2020. O VRR no PlayStation 5 pode ser ativado por meio de uma opção nas configurações de tela e vídeo.]
O recurso pode ser aplicado apenas a jogos suportados ou forçado a funcionar em todos os jogos através de uma opção adicional. A última opção pode causar alguns efeitos visuais inesperados e pode não funcionar necessariamente em todos os casos.
Títulos que receberão taxa de atualização variável no PlayStation 5
A Sony anunciou uma lista de títulos que receberão suporte nativo de VRR nas próximas semanas. A lista inclui Astro’s Playroom, Call of Duty: Vanguard, Call of Duty: Black Ops Cold War, Destiny 2, Devil May Cry 5 Special Edition, DIRT 5, Godfall, Marvel’s Spider-Man Remastered, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Ratchet & Clank: Rift Apart, Resident Evil Village, Tiny Tina’s Wonderlands, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege e Tribes of Midgard.
De acordo com o GSMArena, mais jogos receberão suporte nativo para VRR por meio de uma atualização de jogo. O recurso provavelmente também será incluído no lançamento para os próximos jogos.
Infelizmente, há um problema com este anúncio, e esse é o recurso compatível apenas com televisores e monitores que suportam HDMI 2.1. Embora o suporte VRR tenha sido oficialmente adicionado à especificação HDMI com a versão 2.1, os fabricantes de televisores e monitores habilitaram o recurso mesmo nos modelos HDMI 2.0. A decisão da Sony resultará em apenas alguns usuários com monitores HDMI 2.1 capazes de usar esse recurso, com a grande maioria dos usuários sendo deixados de fora.
Taxa de atualização variável
A taxa de atualização variável sinaliza uma tela compatível para atualizar apenas quando o console ou a GPU emitir um novo quadro. Isso garante que a taxa de atualização da tela esteja em perfeita sincronia com a saída da tela, o que remove instâncias de rasgo de tela sem ter que habilitar o vsync e também reduz problemas com inconsistências de tempo de quadro quando o console não consegue acompanhar a taxa de atualização fixa da tela.
O resultado final é uma experiência de jogo mais suave, consistente e responsiva. Esse recurso deixa os jogos ainda melhores para os gamers de plantão. No entanto, os usuários precisarão contar com equipamentos compatíveis com a tecnologia. Para aqueles de vocês com um PlayStation 5 e uma tela HDMI 2.1, poderão experimentar isso ainda esta semana.
Via: GSMArena