No ano passado, o Google anunciou algumas coisas em relação ao Android Auto, que deixou os usuários um pouco surpresos. O Android Auto para smartphones, o aplicativo que essencialmente permitia aos usuários experimentar a magia do Android Auto diretamente em seus dispositivos móveis, estava ganhando o novo modo de direção do Google Assistente. As notícias de agora dizem que o Android Auto para smartphones será extinto pelo Google.
Transição do Android Auto
A transição começou com o Android 12, lançado sem o Android Auto para telefones e, em vez disso, ofereceu o modo de direção como a experiência padrão para quem queria uma interface de usuário otimizada para carros.
Por outro lado, o Android Auto para telefones continuou disponível e funcionando em dispositivos que executam versões mais antigas do Android, embora todos soubessem ser apenas uma questão de tempo até que o Google iniciasse a transição para o modo de direção aqui também.
Agora parece que chegou a hora do Android 10 e do Android 11, pois os usuários começaram a ver notificações de que “O Android Auto para telas de telefone deixará de funcionar em breve”, aponta o Auto Evolution.
O aviso é exibido ao iniciar o aplicativo em um dispositivo móvel e, embora não sejam fornecidos mais detalhes na notificação, o objetivo é obviamente direcionar os usuários para o novo modo de direção, o próximo passo é tornar o Android Auto extinto nos smartphones.
Android Auto extinto em smartphones
Um anúncio oficial nessa frente ainda não está disponível, mas provavelmente o fim do Android Auto para telefones, que continua disponível na Google Play Store para dispositivos com Android mais antigo, ocorrerá em etapas. Um ETA sobre quando o processo está programado para ser concluído não é conhecido, mas há uma chance de que o fim do suporte seja totalmente retirado até o final do ano.
Enquanto isso, nem todo mundo está feliz com o modo de direção, e os usuários continuam insistindo que o Google dê outra chance ao Android Auto para telefones, aponta o Auto Evolution. Claro, isso não vai acontecer e, a longo prazo, o modo de direção, construído inteiramente em torno do Google Maps, é o foco principal do Google em dispositivos móveis.
Assim, você ainda usa o Android Auto em seu dispositivo, prepare-se para essa transição. Em breve, você pode ficar sem o aplicativo que permite usar o sistema em seu smartphone.
Via: AutoEvolution