Para organizar esforços para melhorar o Fedora Linux para computação heterogênea, um novo grupo de interesse especial “SIG” deve ser estabelecido para ajudar a garantir o sucesso do Fedora no mundo dos XPUs. Por sua vez, este é um crescente e diversificado ecossistema de software em torno de aceleradores como parte dos esforços para empacotar o ROCm da Radeon para o Fedora (um esforço ainda em andamento e significativo/demorado), um grupo “HC” de Computação Heterogênea do Fedora está sendo discutido com interesse de alguns desenvolvedores para organizar esforços para obter mais componentes Radeon ROCm no Fedora e também trabalhar em pacotes relacionados ao Fedora.
O ROCm é o foco atual, mas a principal preocupação do SIG não parece estar limitado ao AMD/ROCm, então esperamos que também envolva mais pacotes Intel oneAPI e outras aplicações de software de código aberto para suportar o ecossistema XPU/acelerador e software de aprendizado de máquina/IA no geral.
A missão proposta do HC SIG é descrita como:
Incentivar o empacotamento e acessibilidade de projetos de computação heterogêneos no Fedora e EPEL. Isso inclui aprendizado de máquina, OpenCL e computação científica. O EPEL (Extra Packages for Enterprise Linux) também é significativo como além do Fedora, que garante que os pacotes estejam facilmente disponíveis para RHEL, CentOS Stream, AlmaLinux e outras distribuições baseadas em RHEL também.
A ideia do HC SIG foi iniciada por Jeremy Newton, que trabalha para a AMD, mas tem trabalhado no pacote do Fedora ROCm em seu próprio tempo e um colaborador do Fedora a título pessoal na última década.
SIG proposto pode ajudar o Fedora Linux a se tornar um líder em computação heterogênea
Até agora, a página do HC SIG Wiki está trazendo informações sobre o status dos pacotes ROCm para Fedora e EPEL, bem como observando a longa lista de pacotes ainda a serem empacotados. Espero que esta lista se expanda em breve para abranger os componentes de código aberto Intel oneAPI e outros softwares abertos disponíveis, mas que podem ser complicados para os usuários finais configurarem de maneira rápida e fácil.
O interesse no Fedora Heterogeneous Compute SIG pode ser expresso através da lista de discussão Fedora devel. Então, a partir de agora, é preciso ficar de olho no esforço e ver o que vem do Fedora HC SIG para melhorar a computação heterogênea no Fedora e no EPEL.