O engenheiro canônico Daniel van Vugt, conhecido por seu trabalho em aprimorar a pilha de desktop GNOME upstream para melhorar a experiência do Ubuntu, recentemente se interessou em fazer com que o AMD-Xilinx Kria KR260 funcione com a sessão GNOME Wayland. O Kria KR260 é para o recém-anunciado AMD/Xilinx Robotics Starter Kit.
Lançado em maio foi o Kria KR260 Robotics Starter Kit utilizando o KR26 SoM. Essa alternativa ao NVIDIA Jetson foi projetada para visão de máquina, robótica e outros casos de uso, com quatro núcleos Arm Cortex-A53 com Xilinx Zynq Ultrascale +, 4 GB de RAM e memória flash QSPI de 512 Mbit. Há também quatro portas Gigabit Ethernet e até um conector SFP+ com suporte a 10GbE.
Ubuntu trabalha no suporte do GNOME Wayland para o AMD Xilinx Kria KR260
Esta placa de desenvolvedor AMD Xilinx possui uma saída DisplayPort 1.2a e, através do SoC Zynq UltraScale + EV, há gráficos Arm Mali 400MP2 disponíveis. O Ubuntu 22.04 LTS é o sistema operacional padrão para o Kria KR260 Robotics Starter Kit e, para aprimorar essa experiência, é um trabalho no sentido de poder executar o desktop baseado no Ubuntu Wayland sobre ele.
No momento, a sessão do GNOME X.Org no Ubuntu 22.04 LTS pode ser usada com esta placa, idealmente para protegê-la no futuro e por motivos de segurança, vale a pena executar a sessão do GNOME Wayland. Daniel van Vugt começou a traçar o plano por suportar o Xilinx Kria KR260 com Mali no compositor Mutter Wayland do GNOME.
Desativar modificadores não suportados, fallbacks automáticos para visuais suportados, vários congelamentos de desktop para serem depurados e outros itens precisam ser resolvidos para permitir que essa placa de desenvolvedor execute a sessão GNOME Wayland bem no Ubuntu e em outras distribuições Linux.
Ainda há muito trabalho a ser realizado, mas pelo menos há um plano de jogo agora para executar este Robotics Starter Kit na sessão do GNOME Wayland. Ainda pode acontecer a tempo com a Xilinx.com ainda anunciando este kit inicial de US$ 349 como tendo um prazo de entrega de 20 semanas.