O Vulkan 1.3.222 chegou como a mais nova especificação do Vulkan com vários esclarecimentos e correções, além de duas novas extensões saindo da Qualcomm. Além disso, a Qualcomm trabalha no processamento de imagens Vulkan com novas extensões v1.3.222
A Qualcomm está trabalhando para tornar o Vulkan mais adequado para o processamento tradicional de imagens e introduziu a extensão VK_QCOM_image_processing . VK_QCOM_image_processing introduz novas funções integradas do SPIR-V para lidar com processamento de imagem avançado e de alta qualidade.
A especificação de processamento de imagem da Qualcomm argumenta:
As GPUs são comumente usadas para processar imagens para vários aplicativos de gráficos 3D para UI e de composição para aplicativos de computação. Dimensionamento e filtragem simples podem ser feitos com filtragem bilinear, que vem de graça durante a amostragem de textura.
No entanto, à medida que os tamanhos de tela aumentam e mais casos de uso dependem de GPU, como necessidades de pós-processamento de câmera e vídeo, há uma demanda crescente por GPU para suportar filtragem de ordem superior e outros processamentos de imagem avançados.
Qualcomm trabalhando no processamento de imagens Vulkan com novas extensões v1.3.222
As funções do SPIR-V mapeiam bem pelo menos para o hardware gráfico da Qualcomm e visam tornar o processamento de imagem de alta qualidade baseado em GPU mais rápido.
Também introduzido na atualização Vulkan 1.3.222 de agora é o VK_QCOM_tile_properties como uma extensão para aplicativos para consultar as propriedades do bloco para passes de renderização e renderização dinâmica.
A lista completa de alterações do Vulkan 1.3.222 via GitHub.
Driver Vulkan de código aberto da Intel para rastreamento de raios está cem vezes melhor
Os desenvolvedores de drivers gráficos Linux da Intel continuam muito ocupados polindo o suporte da placa gráfica DG2/Alchemist para o próximo hardware Intel Arc Graphics… 100x (sem brincadeira) melhoria.” Ainda mais um kicker? A mudança é uma linha de código para a melhoria maciça.
O engenheiro de drivers gráficos Intel Linux de longa data, Lionel Landwerlin, abriu essa solicitação de mesclagem depois de descobrir essa otimização maciça. Esse MR, por sua vez, já desembarcou no Mesa 22.2. A descrição para esta alteração de código Intel Vulkan RT é simplesmente: “Como uma melhoria de 100x (sem brincadeira)”.
A mudança no Intel ANV é garantir que a memória temporária para uso do ray-tracing Vulkan seja alocada para a memória local, também conhecida como memória do dispositivo local para as placas gráficas discretas DG2/Alchemist.
Até agora, a alocação do dispositivo para essa memória temporária RT não tinha nenhum sinalizador de alocação definido e, portanto, presumivelmente estava sendo alocado de volta à memória geral do sistema. Agora, com o sinalizador “ANV_BO_ALLOC_LOCAL_MEM” definido, ele garantirá que os buffers de memória temporária residam na memória local da GPU Intel.
É um simples descuido de quando esse código foi escrito originalmente, mas significa uma enorme melhoria de desempenho devido a esse lapso. Pelo menos foi capturado agora e antes da Intel Arc Graphics aparecer com as massas. Com a ramificação do Mesa 22.2 nos próximos dias, o Mesa 22.2 com essa correção/otimização de RT e muitas outras melhorias de driver gráfico Intel Linux de código aberto serão lançadas como estáveis no final de agosto.
A Intel está trabalhando em seu suporte ao rastreamento de raios Vulkan desde o final de 2020, em preparação para o Xe HPG, que apresenta recursos de RT de hardware.