O desenvolvedor Cassidy James Blaede (que trabalhou no elementary OS e System76) agora está desenvolvendo para o Endless OS. Ele acabou de compartilhar algumas notícias interessantes sobre o próximo grande lançamento da distribuição baseada no Debian. Assim, o Endless OS 5 deve ganhar um novo App Center, além de muitos outros recursos interessantes.
O Endless OS 5 está chegando ainda este ano e promete uma experiência de desktop atualizada com base no mais recente ambiente de desktop GNOME. A nova experiência de desktop inclui uma aparência mais limpa, separando os aplicativos do status do sistema, um dock que mostra os aplicativos favoritos e em execução e um painel superior transparente com calendário, data e hora, bandeja do sistema e menu de aplicativos.
A aparência de assinatura do Endless OS com a grade de aplicativos e a pesquisa no papel de parede permanecerão, mas exibirá apenas aplicativos instalados na próxima versão da distribuição GNU/Linux. Além disso, você terá novas maneiras de abrir a grade do aplicativo, inclusive clicando no botão da grade do aplicativo no dock, no botão Aplicativos no painel superior ou usando gestos de furto em um touchpad.
Endless OS 5 vem com novo App Center
O Endless OS 5 também promete uma nova experiência multitarefa para aumentar a produtividade com o novo recurso Workspaces. Isso permite que você organize as janelas abertas em vários espaços de trabalho. Da mesma forma, poderá alternar entre elas com o mouse, teclado ou touchpad usando um gesto de três dedos.
Outra novidade no Endless OS 5 é um App Center completamente renovado, baseado no software GNOME. Serão mais de 1.800 aplicativos Flatpak. O novo App Center apresenta banners maiores e mais coloridos. Assim, mostra aplicativos em destaque, categorias mais visualmente atraentes, aplicativos Editor’s Choice mais compactos, suporte para novos aplicativos na seção Novos e Atualizados e páginas de informações de aplicativos mais informativas e mais limpas.
“Como parte de nosso trabalho no Endless OS 5, designers e engenheiros da Endless contribuíram significativamente para a experiência aprimorada de desktop disponível no GNOME 40 e mais recente, bem como a revisão do GNOME Software 41 e mais recente”, disse Cassidy James Blaede. “Também continuamos a contribuir com o Flatpak e o Flathub para melhorar o número e a qualidade dos aplicativos disponíveis para o Endless OS, bem como para todos os sistemas operacionais baseados em Linux.”
O Endless OS 5 está atualmente em desenvolvimento pesado. Como já falamos anteriormente, o lançamento deve ocorrer ainda este ano. No entanto, nenhuma data exata foi definida até este momento. Não há informações sobre kernel Linux, GCC, Glibc etc. Porém, se espera que o Endless OS 5 tenha como base o Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”. Confira outros detalhes na página oficial.