O Wine 7.15 foi lançado com um dia de atraso como o mais novo instantâneo de desenvolvimento deste software de código aberto para desfrutar de jogos e aplicativos do Windows no Linux e em outras plataformas. Assim, o Wine também é o que serve de base para o Proton da Valve que alimenta o Steam Play. Além disso, como sabemos, o Wine 7.15 adiciona criptografia RSA e listas de comandos Direct2D.
Com o Wine 7.15, há suporte de criptografia RSA adicionado, listas de comandos são finalmente implementadas em Direct2D, conversão inicial de WoW64 em WIN32U, suporte opcional para cores na saída de teste e correções de bugs.
Wine 7.15 adiciona criptografia RSA e listas de comandos Direct2D
- Wine 7.15 adiciona criptografia RSA, listas de comandos Direct2D
- Listas de comandos em Direct2D;
- Criptografia RSA;
- Inicialização do Wow64 em WIN32U;
- Suporte opcional para cores na saída de teste;
- Várias correções de bugs.
Existem 22 correções de bugs conhecidas no Wine 7.15 que afetam softwares como WinSCP, Gridrunner Revolution, Persona 4 Golden, Sforzando e outros programas.
Mais detalhes sobre o lançamento do Wine 7.15 via WineHQ.org.
Lançado o Wine-Staging 7.15 com 536 patches no Upstream Wine
Após o lançamento tardio do Wine 7.15, o Wine-Staging 7.15 está agora disponível e continua a carregar centenas de patches extras de teste/experimentais no topo do Wine upstream para correções de bugs e outros recursos para capacitar jogos e aplicativos do Windows no Linux.
O Wine-Staging 7.15 está atualmente em 536 patches no topo da base de código do Wine upstream. Alguns patches em torno do XActEngine7 receberam atualizações nas últimas duas semanas, enquanto também há alguns novos patches adicionados ao Wine-Staging.
Tem sido um verão relativamente tranquilo para o Wine-Staging, sem muitos novos patches, enquanto pelo menos com este lançamento há alguns novos itens. A biblioteca DSDMO para DirectSound Effects adicionou suporte a Echo FX e Compressor FX no Wine-Staging 7.15.
Com a nova versão de teste, o código NTDLL do Wine agora evitará o uso de quadros do Wine durante o processamento de exceção em x64. Isso decorre de erros de memória e estouros de pilha relatados pelos usuários com programas do Microsoft .NET 6. O Steam Play Proton do Wine tinha um patch para corrigir isso desde fevereiro. Porém, somente agora houve a implementação no Wine-Staging antes de finalmente chegar ao Wine.
Então, o último dos novos patches é uma correção do WineD3D para evitar falhas test_resource_access() no manuseio do Direct3D 8 e para alguns aplicativos que não iniciam.
Assim, os binários Wine e Wine-Staging estão disponíveis através dos downloads no WineHQ.org para aqueles que desejam testar esses instantâneos de desenvolvimento mais recentes no caminho para o Wine 8.0 no início do próximo ano.