Satélite Starlink da SpaceX é invadido por pesquisadores

satelite-starlink-da-spacex-e-invadido-por-pesquisadores

Os satélites conta com alta tecnologia, trazendo, em alguns casos, internet para boa parte do mundo. Mas, como estão literalmente conectados à internet, são passíveis de hack. Em uma tentativa de hacking realizada por um pesquisador de segurança, Lennert Wouters, na universidade belga KU Leuven, o sistema de internet baseado no satélite Starlink operado pela SpaceX foi hackeado com sucesso.

Se você acha que o pesquisador gastou rios de dinheiro para conseguir esse feito, está enganado. O mais chocante é que custou a ele aproximadamente 25 dólares (pouco mais de R$ 100,00) apenas para fazer uma placa de circuito caseira para hackear o sistema.

Uma série de vulnerabilidades de hardware permitiram que hackers obtivessem acesso ao sistema Starlink, permitindo que eles executassem códigos personalizados nos dispositivos e ganhassem controle sobre o sistema Starlink. Os detalhes do hack será revelado pelo pesquisador durante a conferência de segurança da Black Hat.

Como parte do processo de projeto do modchip, Wouters (o pesquisador do feito) criou um layout que se encaixa na placa Starlink existente, com base na digitalização da antena Starlink.

Ao soldar o modchip diretamente no Starlink PCB, ele foi capaz de conectá-lo ao Starlink PCB existente. O kit montado por ele inclui os seguintes componentes: Microcontrolador Raspberry Pi; Armazenamento flash; Interruptores eletrônicos e; Regulador de voltagem.

satelite-starlink-da-spacex-e-invadido-por-pesquisadores

A ferramenta também lançou um ataque de injeção de falhas no sistema Starlink uma vez que foi conectado, o que levou a um curto temporário do sistema como resultado. Assim, Wouters conseguiu contornar as medidas de segurança da Starlink para obter acesso às áreas bloqueadas do sistema.

O ataque de Wouters aproveitou um erro no bootloader e executou a falha neste bootloader. Depois, ele implantou um firmware corrigido que lhe permitiu controlar o prato usando carregadores de inicialização posteriores.

Satélites da SpaceX

O lançamento de mais de 3.000 pequenos satélites desde 2018 já forneceu acesso à Internet a locais que as redes terrestres não conseguem alcançar e não conseguem alcançar há muitos anos. À medida que mais e mais satélites são lançados, a segurança de sua operação se tornará cada vez mais importante. Uma vez que os sistemas de internet via satélite já foram alvo de hackers maliciosos.

O pesquisador notificou a Starlink sobre as falhas no ano passado e a empresa pagou a Wouters por meio de seu esquema de recompensas por bugs para identificar as vulnerabilidades. Esperamos que a empresa implemente as medidas de segurança necessárias.