Se você é um usuário ávido do aplicativo oficial do Microsoft Teams para Linux, há mudanças importantes em andamento. Portanto, prepare-se pois a Microsoft acaba com aplicativo Teams para Linux. Isso mesmo, o cliente de desktop oficial do Microsoft Teams para Linux vai desaparecer por completo no início de dezembro, anunciou a Microsoft por meio do aplicativo.
Porém, não precisa ficar em pânico: a Microsoft diz que os usuários poderão acessar o Microsoft Teams no Linux, mas precisarão mudar para um novo aplicativo da Web progressivo (PWA). O aplicativo antigo vai parar de funcionar.
Por que mudar? Bem, a MIcrosoft diz que o novo PWA permite que eles tragam “toda a riqueza dos recursos do Microsoft Teams” para usuários do Linux, incluindo efeitos de fundo (incluindo desfoque), reações, exibição de galeria e muito mais.
O acesso ao novo Microsoft Teams PWA será disponibilizado “para nossos clientes Linux nos próximos meses” – espera-se que isso signifique antes que o aplicativo Linux atual seja colocado offline e não depois!
Microsoft acaba com aplicativo Teams para Linux
No entanto, há um problema: a experiência completa do Microsoft Teams PWA estará disponível apenas nos navegadores Microsoft Edge e Google Chrome em desktops Linux. Sim, não há opções se você usa o Firefox, que na maioria das vezes é o navegador mais popular nas distribuições Linux (que não possui muitos recursos do PWA).
Continuaremos a investir nossos recursos de desenvolvimento [no PWA]. Estamos comprometidos em ajudar todos os clientes atuais no Linux a começar a usar o aplicativo PWA; publicaremos orientações assim que estivermos mais perto de lançar esse recurso , acrescentam.
Nunca usei o Microsoft Teams, mas muitos usuários de Linux que utilizam, seja por escolha própria ou por insistência do chefe! Embora o aplicativo Linux para desktop baseado em Electron que a Microsoft lançou no final de 2019 não fosse perfeito, era uma solução tradicional com a qual muitos estavam satisfeitos.
Mas nem todos. Como um usuário do Linux comentou no Reddit: “um webapp competente será uma melhoria”…
Uma postagem no blog sobre essa mudança e detalhes sobre como instalar o Teams como um PWA no Edge e no Chrome para Linux serão, segundo a Microsoft, feitos oportunamente.