O driver Zink do Mesa implementando a API OpenGL para funcionamento no Vulkan continua avançando em ritmo acelerado. Agora, acaba de chegar a mais recente adição importante: pré-compilação de pipeline assíncrona. Assim, o Zink lança pré-compilação de pipeline assíncrono para melhor desempenho e ter menos travamento de jogo.
Mike Blumenkrantz, trabalhando sob contrato para a Valve. Ele conseguiu o suporte de pré-compilação do pipeline assíncrono para permitir a pré-compilação de shaders durante o processo de carregamento do jogo. Isso deve ajudar a acelerar os tempos de carregamento do jogo, além de levar a menos engasgos.
Isso depende dos drivers Vulkan subjacentes que expõem o suporte necessário, mas se tudo correr bem, este é outro passo na direção certa para o potencial de jogos do Zink.
Zink lança pré-compilação de pipeline assíncrono para melhor desempenho e ter menos travamento de jogo
Se tudo correr bem, e se o link rápido do driver vulkan for realmente rápido, o pipeline completo deve ser combinado dinamicamente a tempo para evitar engasgos, e uma variante otimizada será enfileirada para compilação assíncrona a ser usada na próxima vez que o pipeline acionar um empate
Mais detalhes sobre esta notável adição do Zink por meio desta solicitação de mesclagem e do blog de Mike. O código foi mesclado para o Mesa 22.3, porém, só deve estar totalmente estável por volta de dezembro.
Linux 6.1 avisa sobre mapeamentos W + X por padrão
Além de MGLRU e Maple Tree terem sido fundidos, Linus Torvalds também pegou as mudanças x86/mm para Linux 6.1 que agora, por padrão, avisará sobre mapeamentos W+X.
Conforme descrito há um mês, o Linux 6.1 agora avisará sobre mapeamentos W+X por padrão. O kernel do Linux ofereceu “CONFIG_DEBUG_WX” para alertar sobre mapeamentos de memória no momento da inicialização que são graváveis e executáveis, pois podem representar um risco de segurança óbvio. Finalmente, com o Linux 6.1, esse aviso de tempo de inicialização do kernel será habilitado por padrão para x86_64.
As mudanças para o Linux 6.1 também incluem várias melhorias/correções de detecção nos mapeamentos W+X. O objetivo é fazer com que o kernel se recuse a permitir mapeamentos W+X, mas isso não aconteceu no Linux 6.1.
Devido a algumas dores de cabeça do x86 de 32 bits e, em seguida, descobrindo alguns problemas de eBPF do sistema que causaram falhas de inicialização e foram resolvidos apenas recentemente, o Linux 6.1 permanecerá apenas alertando sobre mapeamentos W + X. Esperançosamente, no entanto, para o Linux 6.2, será o ponto em que o kernel se recusará a criar mapeamentos de kernel W+X.
A lista de patches de recursos x86/mm para Linux 6.1 está neste pull.
O Linux 6.1 está se preparando para ser um lançamento de kernel muito bom e deve ser o kernel LTS deste ano.