Google lança suporte a chaves de acesso para Android e Chrome

google-lanca-suporte-a-senha-para-android-e-chrome
Imagens: 9to5Google

Muitas empresas, como Apple e Google, por exemplo, desejam substituir as senhas de sites/aplicativos por “chaves de acesso” que exigem apenas que você desbloqueie seu dispositivo. Agora, o Google está lançando suporte para o Android e o Google Chrome oferecerem login com chaves de acesso.

O Google compara a experiência de usar chaves de acesso a gerenciadores de senhas existentes, como o seu próprio, onde você apenas confirma a senha/impressão digital do dispositivo antes que as credenciais salvas sejam inseridas automaticamente.

Da mesma forma, as chaves de acesso são copiadas com segurança e sincronizadas com o Google Password Manager para “evitar bloqueios em caso de perda do dispositivo”.

Android e Google Chrome adicionam suporte a chaves de acesso

O Google Password Manager sincronizará e fará backup de senhas no Android
Dois recursos estão sendo anunciados para os primeiros usuários que se inscreverem na versão beta do Google Play Services e usarem o Chrome Canary, com um lançamento estável chegando “no final deste ano”:

Os usuários podem criar e usar chaves de acesso em dispositivos Android, que são sincronizados com segurança por meio do Google Password Manager.
Os desenvolvedores podem criar suporte à chave de acesso na Web com o Chrome, por meio da API WebAuthn, no Android e em outras plataformas.

Para criar uma chave de acesso em um serviço compatível, você confirma as informações da conta da chave de acesso e, em seguida, desbloqueia seu dispositivo por impressão digital, face ou senha. Da mesma forma, o login envolve apenas selecionar a conta certa e desbloquear o telefone.

google-lanca-suporte-a-senha-para-android-e-chrome
Imagens: 9to5Google

Se você quiser usar o login em um desktop/laptop com uma chave de acesso em seu telefone, este processo envolve a leitura de um código QR: “Por exemplo, um usuário do Android agora pode fazer login em um site habilitado para senha usando o Safari em um Mac. Da mesma forma, um usuário do Chrome no Windows pode fazer o mesmo usando uma chave de acesso armazenada em seu dispositivo iOS”.

Lançamento do recurso

Além do lançamento estável desses recursos no canal, o Google este ano também lançará uma API para aplicativos Android nativos para que as chaves de acesso da Web possam ser aproveitadas por aplicativos móveis. “As chaves de acesso criadas por meio da API da Web funcionarão perfeitamente com aplicativos afiliados ao mesmo domínio e vice-versa”.

“A API nativa dará aos aplicativos uma maneira unificada de permitir que o usuário escolha uma senha, se tiver uma, ou uma senha salva. Essa experiência compartilhada para ambos os tipos de usuários ajuda na transição para chaves de acesso”.