O Coreboot 4.18 foi planejado para ser lançado em agosto. No entanto, depois disso, esta versão mais recente do recurso Coreboot está sendo lançada. Assim, ela vem com muitas melhorias de suporte de hardware e outras alterações para esta implementação de firmware de sistema de código aberto. Então, o Coreboot 4.18 vem com suporte AMD Morgana e Intel Meteor Lake SoC.
Para tornar as coisas emocionantes na frente de suporte de hardware com o Coreboot 4.18, o Meteor Lake SoC da Intel está sendo suportado e, no lado oposto da tabela, adicionando suporte para o AMD Morgana SoC.
O codinome Morgana da AMD ainda não é amplamente conhecido e pode ser um codinome específico do Coreboot semelhante a Sabrina, sendo o codinome inicial de Mendocino. De qualquer forma, é ótimo ver esse suporte inicial para AMD Morgana e Intel Meteor Lake.
Em relação à AMD e Intel com esses SoCs clientes, o suporte de pré-lançamento provavelmente antecipa as vitórias do design do Google Chromebook, sendo o Chromebook um dos principais drivers para os fornecedores de hardware que suportam o Coreboot.
Coreboot 4.18 vem com suporte AMD Morgana e Intel Meteor Lake SoC
O Coreboot 4.18 também adiciona suporte para o Mediatek MT8188 SoC. Além do novo suporte SoC, o Coreboot 4.18 também adiciona suporte para várias novas placas-mãe – principalmente vários dispositivos Google Chromebook, a placa de referência AMD Birman e a placa de referência AMD Pademelon (anteriormente no Coreboot como placa Pademelon). A AMD Birman é sua placa de referência para o Morgana SoC.
Também empolgante é o suporte Coreboot principal para o MSI PRO Z690-A WIFI DDR4 como uma placa-mãe Intel Alder Lake de varejo, de baixo custo e amplamente disponível, agora suportando Coreboot e Dasharo downstream.
As novas placas do Coreboot 4.18 incluem:
- AMD Birman;
- AMD Pademelon;
- Google Evoker;
- Google Frostflow;
- Google Gaelin4ADL;
- Google Geralt;
- Google Joxer;
- Google Lisbon;
- Google Magikarp;
- Google Morthal;
- Google Pujjo;
- Google Rex 0;
- Google Shotzo;
- Google Skolas;
- Google Tentacruel;
- Google Winterhold;
- Google Xivu;
- Google Yaviks;
- Google Zoglin;
- Google Zombie;
- Google Zydron;
- MSI PRO Z690;
- WIFI DDR4;
- Siemens MC APL7
O Coreboot 4.18 também adiciona suporte para geração de lista de materiais de software (SBOM), trabalho contínuo em sua implementação do Allocator v4 e uma variedade de correções e limpezas de código. O Coreboot 4.18 pode ser baixado do Git.