Intel adiciona suporte ao Meteor Lake ao Coreboot

Claylson Martins
Claylson Martins

O Intel Meteor Lake será o sucessor do Raptor Lake e já tem todo um trabalho de ativação do Coreboot pelos engenheiros da Intel. O Meteor Lake é a família de processadores Core de 14ª geração de 2023 e estreando no processador Intel 4, ao mesmo tempo em que muda para uma arquitetura lado a lado. Mesmo voltando ao final de 2020, começamos a ver patches do Linux para o Meteor Lake e esse trabalho de ativação inicial continuou.

Ao longo do ano passado e até agora este ano, vários patches “Meteor Lake” foram publicados, principalmente quando se trata de drivers Linux existentes que precisam apenas de novos IDs adicionados para suporte ao Meteor Lake. Esperamos que patches mais interessantes do Meteor Lake Linux se materializem ainda este ano. Fundido esta semana com o projeto de firmware de código aberto Coreboot é o suporte inicial do Meteor Lake SoC.

O suporte inicial do Meteor Lake SoC enviado pela Intel é baseado no código Alder Lake SoC existente da Coreboot com várias alterações necessárias para essas CPUs da 14ª geração. Não há grandes revelações sobre os recursos do Meteor Lake como parte deste código inicial do Coreboot.

Intel adiciona suporte ao Meteor Lake ao Coreboot

Para os fãs de código aberto, o FSP (Firmware Support Package) da Intel ainda está disponível para o Meteor Lake. Muitos desenvolvedores de firmware de código aberto estão atualmente solicitando à Intel que abra o FSP ou faça outras melhorias para maior compatibilidade aberta, mas veremos se por uma rara chance isso leva a quaisquer mudanças no futuro.

Aqueles que desejam conhecer o trabalho inicial de ativação do Meteor Lake para o Coreboot podem ver este commit. Como geralmente é o caso, os engenheiros da Intel normalmente trazem o suporte Coreboot para novas CPUs/SoCs no início do Coreboot para ajudar o design do Chromebook a vencer com o Google exigindo suporte ao Coreboot. Portanto, com a maioria dos SoCs mais recentes, a maior parte do suporte ao Coreboot é limitado a placas-mãe de referência e a quaisquer Chromebooks relevantes. Pelo menos no caso de Alder Lake, há todo um trabalho em andamento para uma placa-mãe interessante de varejo (MSI) e espera-se ver mais disso no futuro.

O Meteor Lake está em desenvolvimento desde 2020. É a primeira microarquitetura de 7 nm da Intel, que deve ficar pronta em breve e emparelhará “Ocean Cove” com os núcleos “Gracemont” como sucessor de Alder Lake. Os engenheiros da Intel continuam fazendo muito trabalho de atualização para o Alder Lake se unindo muito bem para o kernel Linux e componentes relacionados, como as cadeias de ferramentas do compilador GNU e LLVM. Com o trabalho do Alder Lake começando a se estabilizar e querendo garantir um ótimo suporte pronto para uso ao Linux a tempo do lançamento, a atenção está se voltando em breve para o Meteor Lake.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.