Se voltarmos ao final do ano passado, recordaremos que a Intel começou a trabalhar em um novo driver Linux para “Software Defined Silicon”. Esta é uma forma de ativar recursos de hardware licenciados semelhantes ao que eles tentaram há uma década com o “Intel Upgrade Service” para desbloquear recursos extras da CPU. O driver SDSi acabou mesclado no Linux 5.18. No entanto, agora eles enviaram uma atualização bastante considerável para esse controverso recurso de driver/hardware. Assim, temos o driver Intel Software Defined Silicon para Linux que recebe últimas atualizações “Intel On Demand”.
O Software Defined Silicon é o que a Intel está divulgando como “Intel On Demand”. De fato, com os patches para atualizar o driver SDSi, ele começou a ajustar o nome de Software Defined Silicon para chamá-lo de Intel On Demand.
A Intel confirmou no evento Innovation em setembro que seus próximos processadores Xeon Scalable 4th Gen “Sapphire Rapids” apresentam essa opção On Demand. A Intel também observou no evento que, por meio desse modelo de ativação Intel On Demand, aceleradores adicionais podem ser ativados e outros recursos. Mas os preços e os detalhes exatos ainda não foram divulgados, além de notar que será em torno de IA / análise / rede / armazenamento.
Com os patches de kernel do Linux de hoje que chegaram à lista de discussão há alguns minutos, os seguintes ajustes são feitos no driver de código aberto:
1. Identifique o driver/ferramentas como Intel On Demand. Apenas as descrições de texto são alteradas. Kconfig e nomes de arquivos permanecem os mesmos.2. Execute alguma limpeza de atributo impedindo a exibição de arquivos quando os recursos não são suportados.3. Adiciona suporte para um novo GUID. GUIDs são usados ??para identificar o layout dos registros On Demand em sysfs. Os layouts são descritos na documentação no github.4. Adicione suporte para leitura de certificados de medidor On Demand em sysfs.5. O restante dos patches modifica a ferramenta existente para oferecer suporte à descoberta e leitura de registros On Demand e do certificado do medidor.
Driver Intel Software Defined Silicon para Linux recebe últimas atualizações “Intel On Demand”
A Intel tem trabalhado no tamanho do espaço do usuário e em alguma documentação via intel-sdsi no GitHub.
Um dos novos recursos “SDSi” On Demand habilitados com os patches recém-publicados é o suporte para “certificados de medidor” como meio de verificar o uso dos recursos de hardware ativados e licenciados. Portanto, presumivelmente para ajudar os clientes a avaliar o valor de quaisquer recursos licenciados que tenham ativado, o certificado do medidor fornecerá métricas de utilização para recursos sob demanda desse sistema.
Se tudo correr bem com a revisão do código, o driver Linux SDSi/On Demand atualizado poderá ser integrado assim que a janela de mesclagem v6.2 em dezembro. Por sua vez, a versão estável do kernel Linux 6.2 será lançada em fevereiro.