O Google acaba de oferecer um incentivo para se inscrever no Google One. A empresa está lançando um cliente de desktop que possibilita o uso de seu serviço VPN no Windows e macOS – algo que anteriormente só era possível em dispositivos iOS e Android. Porém, por enquanto, ainda não há confirmação de quando o serviço deve chegar ao Brasil.
Embora o serviço VPN do Google e os aplicativos associados sejam gratuitos, você precisa se inscrever no Google One Premium para acessá-lo.
O Google diz sobre seu serviço de VPN: “Se você deseja mais proteção contra hackers e monitoramento on-line, pode tornar sua conexão mais segura com uma rede privada virtual (VPN) do Google One. Acesse a VPN do Google One no aplicativo Google One para criptografar sua atividade online para uma camada extra de proteção onde quer que você esteja conectado.”
Google anuncia aplicativos VPN de desktop há muito atrasados para Windows e macOS
O serviço está disponível em um total de 22 países (uma lista completa está disponível aqui ), e o Google promete não registrar a atividade do usuário. Existem limitações, no entanto, como qualquer pessoa que tenha usado o aplicativo móvel estará ciente.
Embora a VPN do Google One disfarce seu endereço IP real, não é possível escolher um endereço IP associado a um determinado país. Como tal, não é possível usar o serviço VPN para contornar restrições relacionadas à localização para, por exemplo, visualizar conteúdo de streaming de outro país.
No entanto, talvez a maior limitação do serviço seja que ele está disponível apenas para assinantes do Google One. Mais do que isso, os usuários devem se inscrever em pelo menos um plano de 2 TB (custando US$ 9,99 por mês) para obter acesso.
Você pode saber mais sobre a VPN do Google One aqui.