Acaba de ser lançado o novo sistema operacional Linux openSUSE Leap Micro 5.3, considerado muito mais leve e moderno. Portanto, o OpenSUSE lançou oficialmente o openSUSE Leap Micro 5.3 como a versão mais recente de seu sistema operacional construído sobre SUSE Linux Enterprise 15 SP4 e SLE Micro 5.3. O objetivo é fornecer um sistema operacional leve e moderno com atualização automática, imutável e fornece outros recursos distintos sobre Tumbleweed ou Leap.
O projeto openSUSE tem o prazer de anunciar o lançamento de seu moderno sistema operacional host leve Leap Micro 5.3.
Esta versão possui um novo módulo SELinux para Cockpit que fornece funcionalidade básica para os usuários solucionarem problemas de configuração e torna o NetworkManager a ferramenta de configuração de rede padrão.
Esta versão é baseada no SUSE Linux Enterprise SUSE (SLE) Micro 5.3 e é construída sobre uma atualização do SLE 15 Service Pack 4.
Este sistema operacional ultraconfiável, leve e imutável pode ser usado para vários ambientes de computação, como implantações de ponta, incorporadas, IoT e outras.
O sistema operacional do host possui administração e aplicação de patches automatizadas, portanto, a atualização automática oferece aos usuários um sistema inicializável persistente para seus contêineres e cargas de trabalho virtualizadas.
Sistema operacional Linux openSUSE Leap Micro 5.3 lançado
O OpenSUSE Leap Micro 5.3 agora permite gerenciar os parâmetros do SELinux a partir do Cockpit, o NetworkManager fornece a configuração de rede padrão e esse sistema operacional host foi reforçado e aprimorado para atender às necessidades de segurança atuais. O Leap Micro destina-se ao uso nas indústrias aeroespacial, de telecomunicações, automotiva, de defesa e outras em que um sistema operacional imutável e com atualização automática é desejado.
Os usuários devem saber que o zypper não é usado com o Leap Micro, mas sim a atualização transacional. Um dos pacotes relacionados ao Leap Micro para desenvolvedores é o Podman. O Podman oferece aos desenvolvedores opções para executar seus aplicativos com o Podman em produção.
O Leap Micro tem semelhanças com o MicroOS , mas o Leap Micro não oferece uma interface gráfica de usuário ou versão para desktop. No entanto, os usuários podem usar o Cockpit para gerenciar seu sistema operacional host por meio de um navegador da web.
Grandes equipes de desenvolvimento podem agregar valor às suas operações experimentando o Leap Micro e fazendo a transição para o SLE Micro da SUSE para manutenção e certificação estendidas.
Downloads e mais detalhes sobre a versão de hoje do openSUSE Leap Micro 5.3 via opensuse.org.