A Microsoft vem aumentando seu foco no Linux há alguns anos, incluindo a introdução da capacidade de executar um ambiente GNU/Linux dentro do Windows 10 e Windows 11 por meio do Windows Subsystem for Linux (WSL). Isso inclui a maioria das ferramentas de linha de comando, utilitários e aplicativos. Então, o recurso Windows Subsystem for Linux (WSL) atinge a versão 1.0.0.
Há 12 dias, a Microsoft lançou a versão 0.70.8 da ferramenta, que corrigiu muitos problemas e adicionou alguns recursos extras. Agora, a empresa anuncia que está removendo o rótulo de visualização e tornando o WSL na Microsoft Store “disponível ao público”.
Windows Subsystem for Linux (WSL) atinge a versão 1.0.0.
O changelog deste lançamento não é enorme – a grande notícia aqui, é claro, é que o WSL atingiu a versão 1.0.0. Aqui está o que há de novo:
- Removido o rótulo “Pré-visualização” – WSL na Loja agora está disponível para todos!
- Use uma substituição em generator.early para evitar que o soquete /tmp/.X11-unix seja removido durante a inicialização;
- Não crie um pty para o systemd para corrigir o problema em que o systemd atingiria o tempo limite durante a inicialização.
As informações sobre a versão estão aqui, e você pode baixar e instalar a nova versão geralmente disponível na Microsoft Store aqui.
Microsoft lança patches de emergência para corrigir problemas de autenticação Kerberos em várias versões do Windows
Faz apenas alguns dias que a Microsoft reconheceu problemas com a autenticação Kerberos. Afetando servidores Windows com a função de controlador de domínio, os problemas significam que o login do usuário do domínio pode falhar, a conexão da área de trabalho remota pode falhar e muito mais.
Agora, a empresa lançou uma série de atualizações de emergência para resolver os problemas. Um total de seis atualizações fora de banda estão disponíveis (KB5021652, KB5021653, KB5021654, KB5021655, KB5021656 e KB5021657) e devem ser instaladas manualmente.
Em uma atualização da postagem de confirmação na seção de problemas conhecidos do Windows release health, a Microsoft diz:
“Esse problema foi resolvido em atualizações fora de banda lançadas em 17 de novembro de 2022 para instalação em todos os controladores de domínio (DCs) em seu ambiente . Você não precisa instalar nenhuma atualização ou fazer alterações em outros servidores ou dispositivos clientes em seu ambiente para resolver esse problema. Se você usou alguma solução alternativa ou mitigações para esse problema, elas não são mais necessárias e recomendamos removê-las”.
As atualizações cumulativas lançadas devem ser instaladas manualmente por meio do Catálogo do Windows Update:
Também há atualizações independentes disponíveis para quem precisa ou deseja:
Microsoft diz:
Se estiver usando atualizações somente de segurança para essas versões do Windows Server, você só precisa instalar essas atualizações autônomas para o mês de novembro de 2022. As atualizações somente de segurança não são cumulativas e você também precisará instalar todas as atualizações anteriores somente de segurança para serem totalmente atualizado. As atualizações cumulativas mensais são cumulativas e incluem segurança e todas as atualizações de qualidade. Se você estiver usando atualizações cumulativas mensais, precisará instalar ambas as atualizações independentes listadas acima para resolver esse problema e instalar as atualizações cumulativas mensais lançadas em 8 de novembro de 2022 para receber as atualizações de qualidade de novembro de 2022. Se você já tiver instalado as atualizações lançadas 8 de novembro de 2022, você não precisa desinstalar as atualizações afetadas antes de instalar quaisquer atualizações posteriores, incluindo as atualizações listadas acima.
Para usuários do Windows Server 2008 R2 SP1, a Microsoft diz: “Esta atualização ainda não está disponível. Verifique aqui na próxima semana para obter mais informações”.