A distribuição Tails 5.7 baseada em Debian e que tem como foco o anonimato adiciona nova ferramenta de limpeza de metadados além de muitas atualizações mais recentes do Tor. O sistema live Tails 5.7 com foco na privacidade e que tem como base o Debian agora está disponível para download com vários aprimoramentos, novas ferramentas, componentes atualizados e correções de bugs.
Sincronizado com os repositórios de software upstream da série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” e ainda alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS, o Tails 5.7 está aqui para apresentar uma nova ferramenta que promete permitir que você limpe os metadados de seus arquivos.
A ferramenta se chama Metadata Cleaner. Ela vem como um substituto para o MAT, que usa como back-end, suportando os mesmos formatos de arquivo e oferecendo o mesmo nível de segurança.
Tails 5.7 com base em Debian adiciona nova ferramenta de limpeza de metadados
“Quando mudamos para o MAT 0.8.0 no Tails 4.0, o MAT perdeu sua interface gráfica. Só era acessível a partir do menu contextual do navegador de arquivos. Tornou-se especialmente difícil para novos usuários do Tails aprender como limpar seus arquivos. O Metadata Cleaner corrige isso fornecendo uma interface gráfica simples e facilmente detectável para remover metadados”, disseram os desenvolvedores nas notas de lançamento.
Para oferecer a você o mais alto nível de anonimato, o Tails 5.7 vem com:
- o software anônimo Tor mais recente, incluindo Tor Browser 11.5.8 e Tor 0.4.7.11;
- bem como melhorias no assistente Tor Connection, que explica melhor como usar o Unsafe Navegador para entrar em uma rede local e não exibir mais os comentários (mais fácil) e (mais seguro) na primeira tela.
Problema que permanece
No entanto, parece que ainda há um problema nesta versão em relação ao assistente Tor Connection. Isso porque a barra de progresso fica travada em cerca de 50% ao usar uma ponte Tor obfs4 personalizada. Isso pode ser corrigido fechando e reabrindo o assistente Tor Connection ou alternando para uma ponte obfs4 diferente executando obfs4proxy 0.0.12 ou posterior.
Fora isso, esta versão remove o pacote quebrado pdf-redact-tools do sistema ao vivo. Confira o changelog completo para obter detalhes extras sobre os componentes mais atuais. Do mesmo modo, veja outras alterações implementadas no Tails 5.7, que você pode baixar agora mesmo no site oficial.