O Fwupd 1.8.9 acaba de ser lançado como a versão mais recente desta solução de atualização de firmware de código aberto para sistemas Linux. Desta vez, o novo Fwupd 1.8.9 adiciona uma solicitação interativa para reinserir o cabo USB quando relevante, suporte SHA-384 para hashes TPM, novas categorias X-FingerprintReader, X-GraphicsTablet, X-Dock, X-UsbDock e uma variedade de correções de bugs.
O Fwupd 1.8.9 também expande a lista de dispositivos suportados para atualização de firmware para incluir mais dispositivos Solidigm NVMe, mais dispositivos Synaptics Cape, mais dispositivos Synaptics Prometheus, a maioria das docas USB-4 da Texas Instruments, suporte de redimensionador para dispositivos Wacom USB e vários novos Wistron USB -C docas.
Fwupd 1.8.9 adiciona suporte SHA384 para hashes TPM e novos dispositivos
O Fwupd 1.8.9 é a versão estável mais recente do daemon do sistema Linux que permite que o software de sessão atualize o firmware em máquinas GNU/Linux. Portanto, traz novos recursos, suporte para novos dispositivos e muitas melhorias.
Chegando quase um mês após o fwupd 1.8.8, que trouxe suporte de proteção de reversão do BIOS para sistemas Dell e Lenovo, o lançamento do fwupd 1.8.9 está aqui para adicionar suporte SHA384 para hashes TPM, uma solicitação interativa ao reinserir o cabo USB, como bem como as novas categorias X-FingerprintReader, X-GraphicsTablet, X-Dock e X-UsbDock.
Esta versão também adiciona suporte para novos dispositivos, incluindo mais dispositivos Solidigm NVMe, mais dispositivos Synaptics Cape, mais dispositivos Synaptics Prometheus, vários novos docks Wistron USB-C, a maioria dos docks Texas Instruments USB-4, bem como suporte a escalador para dispositivos Wacom USB.
Além disso, o Fwupd 1.8.9 permite especificar OU os requisitos pai em metadados e corrige vários bugs para permitir obter o ESP em dispositivos de bloco sem um sistema de arquivos, permitir a reinstalação em dispositivos com only-version-upgrade, não exigir mais que o log de eventos TPM tenha todos reconstruções, retornar um erro mais útil quando a recuperação USB falhar e acelerar a inicialização do daemon usando consultas XPath preparadas.
Com esta versão, o fwupd não permite mais o uso de SHA-1 para validação da soma de verificação e adiciona a versão do fwupd ao resultado do HSI sempre que o chassi for inválido. Um pequeno vazamento de memória que ocorria ao analisar relatórios assinados também foi corrigido nesta versão, o que também adiciona a capacidade de ignorar a entrada fwupdx64.efi BootXXXX ao medir a integridade do sistema e solicita que você ative o ThunderboltAccess para sistemas Lenovo.
Downloads do Fwupd 1.8.9 e mais detalhes sobre o novo lançamento via GitHub.