Mastodon rejeita ofertas de financiamento e quer manter seu status sem fins lucrativos

Mastodon rejeita ofertas de financiamento e quer manter seu status sem fins lucrativos
Mastodon 3.5 tem melhorias para moderadores e muito mais

O Mastodon está aproveitando a onda de caos no rival Twitter e conquistando milhares de usuários desde sua aquisição por Elon Musk. No entanto, esta rede social não pretende aproveitar a oportunidade de se tornar um negócio com fins lucrativos. Portanto, o Mastodon rejeita ofertas de financiamento e quer manter seu status sem fins lucrativos.

O criador da plataforma, o desenvolvedor alemão Eugen Rochko, disse em uma entrevista recente que o Mastodon rejeitou mais de cinco propostas de investimento de capitalistas de risco nos últimos meses. Ele disse que recusou essas ofertas em um esforço para “preservar o status exclusivo sem fins lucrativos da plataforma de mídia social”.

Mastodont ganhou centenas de milhares de novos assinantes entre novembro e dezembro, e mais ainda desde o início da saga Twitter/Musk.

Mastodon rejeita ofertas de financiamento e quer manter seu status sem fins lucrativos

Durante uma entrevista recente ao Financial Times, Rochko disse que o influxo de novos usuários despertou o interesse dos capitalistas de risco . Ele disse que recebeu ofertas de pelo menos cinco capitalistas de risco baseados nos Estados Unidos para investir “centenas de milhares de dólares” em apoio ao produto. No entanto, Rochko rejeitou as várias propostas, dizendo que o status do Mastodon como uma organização sem fins lucrativos é “intocável”.

Mastodon rejeita ofertas de financiamento e quer manter seu status sem fins lucrativos

Segundo ele, a independência do Mastodon e a escolha de estilos de moderação em seus servidores faziam parte de seu apelo.

“Mastodon não vai se transformar no que você odeia no Twitter. O fato de poder ser vendida para um bilionário polêmico, de poder ser fechada, falida, etc. É a diferença de paradigma [entre as plataformas]”, disse Rochko. Segundo ele, vários motivos tornam o Mastodon atraente, incluindo o fato de ser administrado por uma organização sem fins lucrativos, não ter infraestrutura de publicidade, monetização integrada ou algoritmo.

Mastodon é uma rede social descentralizada composta por servidores independentes organizados em torno de tópicos, tópicos ou interesses específicos. As pessoas podem ingressar em servidores, seguir umas às outras, participar de conversas e fazer todo tipo de coisa que esperam fazer em uma rede social como o Twitter. A plataforma existe desde março de 2016, mas não decolou até o final de 2022, depois que Musk comprou o Twitter por US $ 44 bilhões. O Mastodon teve um grande fluxo de novos usuários nos últimos dois meses, muitos dos quais deixaram a plataforma rival.

O Mastodon é de código aberto e a estrutura da fundação Mastodon é registrada por seu fundador como uma organização sem fins lucrativos na Alemanha, sob o nome “Mastodon gGmbH”, em agosto de 2021.

“O Mastodon é gratuito e de código aberto. Não há anúncios, respeita a sua privacidade e permite que as pessoas/comunidades se governem. É porque no Mastodon, apresentamos uma visão de mídia social que nenhum bilionário pode comprar e possuir, e nos esforçamos para criar uma plataforma global mais resiliente sem o incentivo do lucro.

Vive de doações

Mastodon supostamente depende principalmente de doações para financiar sua plataforma. Por exemplo, ele arrecada cerca de $ 25.000 por mês através do Patreon de mais de 8.500 doadores regulares.

Entre outubro e novembro, a base mensal de usuários ativos da plataforma cresceu de 300.000 para mais de 2,5 milhões, enquanto os downloads diários de aplicativos do Mastodon dispararam de 6.000 em 27 de outubro, dia em que Musk adquiriu o Twitter. Mastodon subiu para 243.000 em 18 de novembro. Além disso, deve-se notar que o Mastodon não é o único rival do Twitter que se beneficia do caos que Musk criou dentro da empresa.

Serviços como o Tumblr também tiveram um grande fluxo de novos usuários. Rochko é o único acionista da Mastodon e paga a si mesmo um salário de apenas 3.100 euros (US$ 3.290) por mês. Apesar de sua renda relativamente baixa, pelo menos em comparação com os fundadores e executivos de outras plataformas de mídia social, Rochko não carece de ambição.

Ele disse ao Financial Times que seu objetivo de longo prazo é

O Mastodon substitui o Twitter como a principal plataforma de microblogging do mundo. A estrada é longa, mas ao mesmo tempo é maior do que nunca, disse ele.