Embora o tão esperado OpenZFS 3.0 ainda não tenha se materializado como originalmente se esperava em 2022, o OpenZFS 2.x continua amadurecendo bem com correções e outras atualizações para esta implementação de sistema de arquivos ZFS de código aberto atualmente suportada em sistemas FreeBSD e Linux. Assim, o novo OpenZFS 2.1.8 vem com atualizações de compatibilidade para kernel Linux 6.1 e 6.2.
Com o lançamento do OpenZFS 2.1.8, agora há compatibilidade oficial até a série de kernel estável do Linux 6.1. Além das correções de compatibilidade do Linux 6.1, também há algum trabalho de compatibilidade no Linux 6.2, mas ainda não está claro se funcionará com o Linux 6.2 estável quando lançado em fevereiro, pois ainda pode haver falhas no futuro.
OpenZFS 2.1.8 vem com atualizações de compatibilidade com Linux 6.1 e 6.2
Além da compatibilidade do kernel Linux 6.1, a versão v2.1.8 adiciona suporte de saída de cor para zfs diff, correções FreeBSD, correções de documentação e uma variedade de outras correções gerais para esta implementação de sistema de arquivos ZFS de código aberto.
Downloads e mais detalhes sobre a atualização de hoje do OpenZFS 2.1.8 via GitHub.
OpenZFS 3.0 pode ter suporte para macOS e DirectIO, enquanto o ZFS para Windows continua
Desde o final de 2021 se fala na nova versão 3.0 do OpenZFS. Alguns dos possíveis recursos expressos para o OpenZFS 3.0 incluem suporte macOS, DirectIO, expansão RAIDZ, namespaces Linux, ZFS no armazenamento de objetos, FIEMAP, propriedades VDEV, DMU assíncrono e muito mais. Veremos, no entanto, no próximo ano, o que acontecerá com o próximo lançamento do ZFS.
Também há novidades em relação ao Windows. O OpenZFS “ZFSin” tem visto muito trabalho, incluindo avanços em melhor desempenho de criptografia, contadores de perfmon e outras otimizações de desempenho. Mais otimizações de estabilidade e desempenho para suporte ao sistema de arquivos ZFS no Windows continuam em andamento. O trabalho ainda precisa acontecer para obter as alterações do ZFSin de volta à base de código do OpenZFS para que possa ser upstream no futuro.