A Apple lançou o iOS 16.3 no mês passado. Mas uma grande falha aparentemente não foi abordada nessa versão, portanto agora uma correção está sendo lançada. A falha agora corrigida pelo iOS 16.3, permitia que os aplicativos rastreassem a localização dos usuários.
O patch traz outras atualizações. Mas, a que é mais grave é esta descrita acima. Os usuários devem atualizar seus iPhones 14 para a versão mais recente o mais rápido possível, porque esta nova versão corrige esse grande problema de segurança, que basicamente permitia que terceiros rastreassem a localização do seu iPhone sem o seu consentimento ou conhecimento.
iOS 16.3 traz correção para falha que permitia que os aplicativos rastreassem sua localização
A correção em si trata da vulnerabilidade CVE-2023-23503 e está listada em Apple Maps na lista de correções. A Apple expressou isso como o “problema lógico” nada alarmante que permitia que os aplicativos “ignorassem as preferências de privacidade”.
Mas um relatório do AppleInsider acrescenta alguns detalhes interessantes, pois eles conseguiram localizar um usuário que supostamente já sofreu com esse exploit.
O usuário em questão, executando o iOS 16.2 na época, percebeu rapidamente que o aplicativo iFood estava aparentemente rastreando sua localização, apesar de ser explicitamente proibido pelas Configurações de privacidade. Uma observação importante deve ser feita aqui: não há prova de intenção maliciosa, e a empresa por trás do aplicativo pode ter feito isso completamente sem querer, lembra o Phone Arena. Inclusive, a empresa até agora não apresentou uma declaração, e isso pode muito bem ser porque eles nunca notaram os dados chegando.
Depois de instalar a versão mais recente do iOS e uma reinicialização rápida, o usuário não encontrou nenhum problema semelhante. Portanto, se você quiser evitar situações potencialmente arriscadas como essa, certifique-se de atualizar seu firmware o mais rápido possível.
Atualização do iOS
A atualização está disponível agora como iOS e iPadOS para os seguintes dispositivos:
- iPhone 8 e posterior;
- Todos os modelos de iPad Pro;
- iPad Air 3ª geração e posterior;
- iPad 5ª Geração e posterior;
- iPad mini 5ª geração e posterior;
Essa, assim como qualquer outra atualização lançada pela Apple ou outra empresa, deve ser instalada imediatamente, pois muitas delas trazem correções para problemas graves, que podem comprometer a segurança dos usuários. Se você ainda não executou a instalação da atualização, recomendamos que o faça agora mesmo, para que seu dispositivo fique protegido e não compartilhe seus dados de localização com aplicativos.