Elon Musk volta atrás quanto ao acesso gratuito à API do Twitter

Elon Musk apronta de novo e limita leitura diária de tweets
Imagem: GSMArena

Depois de tanta “revolução” causada por Elon Musk no Twitter, as coisas parecem estar tomando um rumo mais calmo por lá. Tendo causado confusão e irritação ao bloquear clientes de terceiros, o Twitter anunciou que o acesso gratuito à sua API terminará, para eliminar um grande número de bots, serviços e ferramentas. Mas, parece que Elon Musk está voltando atrás quanto ao acesso gratuito à API do Twitter, em partes pelo menos.

Acabar com o acesso gratuito à API do Twitter, não caiu muito bem, com os desenvolvedores criticando fortemente a mudança. Agora, depois de ouvir o feedback, Musk diz que “o Twitter permitirá uma API leve e somente para gravação para bots que fornecem bom conteúdo gratuito”.

Encerramento do acesso gratuito à API do Twitter

O CEO da empresa já havia rejeitado a ideia de acesso gratuito à API, reclamando que está aberto a abusos. Muitos viram a decisão de encerrar o acesso gratuito, no entanto, como nada mais do que outro esquema de ganhar dinheiro para o Twitter, muito parecido com a opção de verificação paga que o Twitter Blue se tornou.

elon-musk-volta-atras-quanto-ao-acesso-gratuito-a-api-do-twitter
Imagem: Tradução | Twitter

Tendo aparentemente brincado que pessoas como a conta @PepitoTheCat (Via: Beta News) poderiam receber acesso à API, Musk elaborou planos em potencial esta semana.

Elon Musk twittou que “o Twitter permitirá uma API leve e somente para gravação para bots que fornecem bom conteúdo gratuito”, também na plataforma.

É claro que isso não é imutável e não está claro como seria decidido o que se qualifica como “bom conteúdo”. Mas ao agir como um porteiro para sua API, o Twitter corre o risco de se tornar uma plataforma social que pode ser abusada e manipulada por aqueles dispostos e capazes de pagar, enquanto o usuário médio fica tentando determinar se um bot, conta ou tweet é visível porque é considerado “bom” e digno, ou porque foi pago de uma forma ou de outra.

Não sabemos como será esse acesso aos bots à API do Twitter. Mas, de qualquer forma, pelo menos o acesso total não foi restrito. O Twitter parece estar atento aos feedbacks, já que vem mudando algumas decisões importantes. Na verdade, a imagem que passa é que, cada decisão de Musk, parece um teste para fazer isso ou aquilo na plataforma.

Esperamos que o Twitter consiga entrar cada vez mais em calmaria, já que polêmicas quase nunca trazem alguma coisa positiva.