Querendo ou não, a Microsoft já está avisando aos usuários de que eles terão o Microsoft Defender com instalação automática em computadores com Windows 10 e 11. Isso deve começar imediatamente nesta semana.
A Microsoft começou a informar aos assinantes do Microsoft 365 que a instalação do software Windows 365 em breve significará que você também terá o Microsoft Defender. Além disso, uma atualização automática planejada para o Microsoft 365 significa que, se você já tiver instalado os aplicativos necessários, o Defender será adicionado de qualquer maneira.
Um e-mail enviado às pessoas inscritas no Microsoft 365 Personal e Microsoft 365 Family diz que, para usuários do Windows 10 e Windows 11, “o aplicativo Defender será adicionado automaticamente em breve” aos seus dispositivos. Uma data precisa para isso não foi revelada, mas a Microsoft diz que começará no “final de fevereiro”.
Microsoft Defender terá instalação automática em computadores com Windows
Os usuários do Microsoft 365 deixaram claro online que a instalação automática – e muitas vezes indesejada – do Microsoft Defender já começou, os e-mails informando os assinantes sobre isso ainda estão sendo enviados. A Microsoft, no entanto, atualizou um documento de suporte do Defender para compartilhar as novidades.
A empresa diz o seguinte:
A partir do final de fevereiro de 2023, o aplicativo Microsoft Defender será incluído no instalador do Microsoft 365. Isso significa que, quando você instalar os aplicativos do Microsoft 365 em seu dispositivo Windows, o aplicativo Microsoft Defender será instalado automaticamente junto com os outros aplicativos.
Se você tiver uma assinatura ativa do Microsoft 365 e já tiver instalado os aplicativos do Microsoft 365, o aplicativo Microsoft Defender será instalado automaticamente para você na próxima atualização.
Basta iniciá-lo no menu Iniciar e entrar com a conta pessoal da Microsoft que você usa para o Microsoft 365.
A Microsoft ganhará poucos fãs por impor o uso de software a pessoas, mesmo que seja feito com a boa intenção de proteger os PCs. A boa notícia é que ter o Microsoft Defender instalado automaticamente não o conecta ao software. Portanto, ele não será ativado a menos que você o faça manualmente.