ASUS IoT revela sua primeira placa RISC-V de código aberto

asus-iot-revela-sua-primeira-placa-risc-v-de-codigo-aberto
Imagem: It´s FOSS

A ASUS IoT acaba de revelar sua primeira placa RISC-V de código aberto. O RISC-V é uma arquitetura de processador cada vez mais popular, conhecida por sua natureza de código aberto e por promover o design de hardware e software sem a necessidade de royalties.

Recentemente, muitas empresas adotaram essa tecnologia para seus computadores de placa única. E agora, a Asus também está mostrando suas cartas na manga, com uma nova placa RISC-V, apelidada de Tinker-V.

Tinker-V: Uma olhada no futuro das placas de código aberto da ASUS

asus-iot-revela-sua-primeira-placa-risc-v-de-codigo-aberto

A Tinker-V visa ser um computador de placa única versátil alimentado por um processador RISC-V de 64 bits para uso industrial de IoT. Ele apresenta um design ultracompacto que economiza energia e foi projetado especificamente para rodar Debian ou Yocto com a capacidade de rodar sem complicações em temperaturas tão baixas quanto -20 °C ou tão altas quanto 60 °C.

No centro de tudo está um Renesas RZ/Five MPU integrado com um processador single-core RISC-V AndesCore™ AX45MP para fornecer frequências operacionais de até 1,0 GHz. Mas, o It´s FOSS nos lembra que isso não é tão rápido.

Fora isso, as especificações técnicas do Tinker-V são as seguintes:

  • RAM DDR4 de 1 GB;
  • eMMC de 16 GB (opcional);
  • 1 x slot Micro SD;
  • 1x Micro USB e 1x micro USB (OTG);
  • 2 portas LAN GbE;
  • 2x portas de barramento CAN (bloco de terminais de 6 pinos);
  • 2 portas COM RS232 (bloco terminal de 5 pinos);
  • Porta GPIO de 20 pinos;
  • JTAG (cabeçalho do pino);

Preço e disponibilidade

Amostras para a placa ASUS IoT Tinker V de código aberto estarão disponíveis em algum momento no segundo trimestre. Mas ainda não há muita informação sobre seu preço ou disponibilidade geral. Assim, não podemos nem dar um palpite por agora.

Quanto ao suporte pós-venda, a Asus oferecerá pelo menos cinco anos de suporte com suporte técnico dedicado no local. Esta placa foi feita em parceria com a Renesas e a Andes Technology, com a primeira ansiosa para colaborar com a Asus em mais soluções abrangentes de MPU baseadas em RISC-V.

Podemos esperar que placas RISC-V mais poderosas surjam dessa parceria entre Renesas e Asus em breve. Por agora, essas são as especificações com que os usuários poderão contar. De qualquer forma, isso deve mudar nas versões futuras, como já mencionamos.

Esperamos que esse lançamento de código aberto da ASUS seja apenas o primeiro passo para uma maior transparência que, inclusive a empresa está querendo passar.