Fedora 39 quer garantir que seu ESP seja grande o suficiente

Veja outros destaques que devem fazer parte da próxima edição do Fedora Linux que chegará no final do ano.

Escrito por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

O novo Fedora Linux versão 39 ainda está longe de ficar pronto. Porém, de acordo com o mais recente planejamento de recursos em torno do Fedora 39 para lançamento ainda este ano é garantir que sua EFI System Partition (ESP) seja grande o suficiente para novas funcionalidades no futuro. Então, a distribuição Linux Fedora 39 quer garantir que seu ESP seja grande o suficiente.

Atualmente, o instalador do Fedora configurará a partição do sistema EFI entre 200 MB e 600 MB por padrão, mas realmente deve estar no mínimo no limite superior do limite. O padrão do Windows 10/11 é 512 MB, assim como algumas distribuições como o Arch Linux . O plano proposto para o Fedora 39 é igualar isso com pelo menos 500 MB como tamanho mínimo para o ESP.

Fedora 39 quer garantir que seu ESP seja grande o suficiente

Fedora 39 quer garantir que seu ESP seja grande o suficiente

Há uma pressão maior sobre o tamanho do ESP para lidar com as atualizações de firmware do sistema que, via FWUPD/LVFS para implantação, são posicionadas no ESP durante a reinicialização para facilitar o processo de atualização do firmware. Além disso, com recursos como Unified Kernel Images, haverá mais pressão sobre o tamanho do ESP.

A proposta de alteração do F39 é apenas sobre novas instalações do Fedora Linux. Mas essas mesmas razões para o Fedora querer um ESP maior também se aplicam a outras distribuições do Linux e, portanto, se você economizou na alocação do ESP para economizar um pouco de armazenamento, convém reavaliar isso durante a próxima instalação do Linux.

Fedora 38 acaba de chegar

Projeto Fedora acaba de lançar o Fedora Linux 38 como a versão mais recente e melhor de sua distribuição GNU/Linux patrocinada pela Red Hat para todos trazendo a você as mais recentes tecnologias e software de código aberto.

Alimentado pelo kernel Linux 6.2 e a pilha de gráficos Mesa 23, o Fedora Linux 38 inclui o recém-lançado ambiente de desktop GNOME 44 “Kuala Lumpur” para sua principal edição Workstation, que vem com vários novos recursos e melhorias. Ele ainda conta com uma nova tela de bloqueio, novas configurações rápidas, novas configurações de acessibilidade e muito mais.

O Fedora Linux 38 Spins também vem com novos lançamentos de ambiente de desktop, incluindo KDE Plasma 5.27 LTS , Xfce 4.18, Cinnamon 5.6 , LXQt 1.2.0, MATE 1.26, Budgie 10.7, LXDE, i3 e SoaS. Falando sobre Spins, dois novos foram introduzidos nesta versão, Fedora Budgie e Fedora Sway Spins apresentando o ambiente de desktop Budgie e o gerenciador de janelas lado a lado Sway, respectivamente.

A distribuição ainda traz um anova imagem para a arquitetura AArch64 (ARM64) que apresenta o leve ambiente de desktop LXQt, que pode ser útil para quem deseja usar o Fedora Linux em computadores de placa única como o Raspberry Pi, por exemplo.

TAGS:
FONTE:Phoronix
Compartilhe este artigo