A Samsung Electronics apontou uma queda impressionante de 95% no lucro operacional no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa atribuiu essa queda significativa à redução da demanda por chips de memória, que a Samsung pretende executar um corte na produção.
Embora a Samsung não tenha divulgado a medida exata em que reduzirá sua produção de módulos de memória, os analistas do setor preveem um corte de cerca de 25% na produção desses chips.
Samsung cortará produção de chips de memória
O analista de semicondutores Minbok Wi, da Daishin Securities (Via: Gizmochina), estima que a Samsung poderia reduzir a produção de chips de memória de 20% a 25% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.
A KB Securities, por outro lado, prevê que a Samsung reduzirá o NAND produção de chip flash em 15% e produção de chip DRAM em mais de 20%, começando no terceiro trimestre de 2023. Min Seong Hwang, analista da Samsung Securities, acredita que, se os níveis de estoque não caírem como esperado, a empresa pode precisar reduzir ainda mais a produção.
Samsung reduzirá a produção de módulos DRAM de baixo custo, foco em DDR5
A Samsung declarou que possui um estoque suficiente de chips de memória para atender à demanda de médio a longo prazo e planeja reduzir a produção de produtos legados. Embora a empresa não tenha especificado quais chips de memória terão uma diminuição na produção, o The Korea Herald relata (Via: Gizmochina) que a Samsung se concentrará em cortar a produção de módulos DRAM de baixo custo, como DDR3 e DDR4, devido à sua demanda cada vez menor. Em vez disso, a empresa concentrará seus esforços em chips de memória avançados como o DDR5, que estão ganhando popularidade rapidamente.
As tendências recentes do mercado não foram favoráveis para a Samsung, com o preço médio do contrato de um módulo de RAM DDR4 de 8 GB caindo 19,9% no mês passado, após uma queda de 18,1% em janeiro. Embora os preços tenham se estabilizado em fevereiro e março, eles voltaram a cair, apesar do anúncio da Samsung de um corte na produção.
A empresa de pesquisa de mercado TrendForce prevê uma queda adicional de 15% a 20% nos preços durante o segundo trimestre de 2023, à medida que os fornecedores lidam com altos níveis de estoque.
Embora as perspectivas atuais para a Samsung e a indústria de chips pareçam sombrias, alguns analistas permanecem otimistas, sugerindo que uma reviravolta pode estar no horizonte em 2024.
À medida que o mercado continua mudando e os chips de memória avançados como DDR5 ganham força, a decisão da Samsung de se concentrar em tecnologias de próxima geração podem posicionar bem a empresa para uma recuperação nos próximos anos.