No monitoramento de código aberto, o software Zabbix tem seu lugar ao lado dos melhores, como Icinga ou Checkmk. Estamos falando de um software antigo, criado em 2001, com excelentes recursos.
Monitoramento do Zabbix
O Zabbix continua em pleno desenvolvimento e atual. Um de seus pontos fortes é que ele está sendo constantemente desenvolvido de acordo com os requisitos do usuário, pode ser amplamente utilizado e oferece uma ampla gama de opções de integração. Seja com monitoramento de servidor clássico, monitoramento de qualquer rede, dispositivos OT e IoT ou monitoramento de contêineres modernos e infraestruturas baseadas em nuvem – o Zabbix mostra seus pontos fortes em todos os lugares.
O monitoramento do Zabbix inclui vários métodos de coleta de dados e um sistema de alarme e detecção de problemas fácil de definir, mas extremamente flexível. Existem também visualizações atraentes, uma ferramenta de configuração gráfica e funções como monitoramento da web ou monitoramento de serviços de negócios integrados com relatórios de SLA.
O fabricante de mesmo nome vende o Zabbix inteiramente sob a GPLv2. Todos os usuários, desde usuários privados até grandes corporações, têm acesso ao mesmo produto, não há funções corporativas por trás de uma barreira de pagamento. O modelo de negócios da empresa Zabbix é baseado em serviços de suporte e consultoria, além de treinamento. Além disso, o Zabbix possui uma rede mundial de parceiros.
Mais do Zabbix
O Zabbix fornece atualizações de versões principais de sua ferramenta de monitoramento a cada seis meses. Pacotes de software para todas as distribuições Linux conhecidas, como Red Hat Enterprise Linux, CentOS Stream, Debian e Oracle, estão disponíveis em repositórios internos. Além do Linux, o Zabbix também suporta outros sistemas Unix como HP-UX, Solaris e até MacOS.
O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços. As funcionalidades básicas de uma solução de monitoração baseada em Zabbix é distribuida em três componentes: Zabbix Server, interface web e banco de dados (SGDB).
Todas as informações de configuração da monitoração são armazenadas no banco de dados, tanto o Servidor quanto a Interface Web do Zabbix interagem com o SGBD. Por exemplo, quando você utiliza a interface web (ou a API) para adicionar itens, eles são salvos em uma tabela do SGDB. Em paralelo a isso o Zabbix Server, uma vez a cada minuto, irá buscar, na tabela de itens, a lista de itens que deverão ser monitorados.