O OBS Studio 29.1 acaba de sair e possui suporte para streaming AV1 e HEVC via RTMP. De acordo com os desenvolvedores, agora que há suporte generalizado para codificação de vídeo AV1 acelerada por GPU por todos os principais players e a codificação AV1 baseada em CPU continua se tornando mais eficiente, o OBS Studio 29.1 adicionou suporte para poder transmitir AV1 e HEVC via RTMP para o YouTube.
O RTMP v1 aprimorado estende o protocolo RTMP para oferecer suporte aos codecs AV1 e HEVC/H.265 mais recentes, além de oferecer suporte a HDR no protocolo, mas HDR ainda não é compatível como parte dessa nova funcionalidade do OBS Studio.
Para usuários do Linux, o OBS Studio 29.1 melhora significativamente o desempenho da captura de tela em máquinas com GPUs Intel dedicadas, atualiza as entradas JACK para exibir “OBS Studio” em seu nome para esclarecer sua origem e melhora o suporte a câmeras virtuais e a fonte V4L2.
Ele também traz uma nova configuração para gravar em formatos de vídeo MP4 e MOV fragmentados, novas configurações para selecionar o codificador de áudio para streaming e gravação e uma nova opção para pré-carregar as fontes de mídia usadas no Stingers para a memória.
OBS Studio 29.1 chega com streaming AV1/HEVC via RTMP aprimorado
A integração do YouTube deste streaming AV1/HEVC também é tratada como beta por enquanto. Muito melhor do que o avanço do H.264 para streamers!
O OBS Studio 29.1 também adiciona suporte para várias faixas de áudio na gravação de saída simples, configurações para selecionar o codificador de áudio para streaming e gravação, suporte para som surround para placas de captura AJA, opções de gravação de áudio sem perdas, incluindo FLAC, suporte para codificador de vídeo AMD AV1 para o modo de saída simples e uma variedade de outros novos recursos e melhorias.
Também notável para os usuários Linux deste popular software de streaming/transmissão de tela é o suporte HEVC e HDR com o codificador VA-API. Além disso, há muitas correções de bugs com o OBS Studio 29.1.
Além disso, o OBS Studio 29.1 adiciona um indicador para ver quando a fonte de áudio está sem som e não está atribuída a nenhuma faixa de áudio, bem como a capacidade de ampliar as docas do navegador usando Ctrl – e + ou o menu de contexto do botão direito.
Mas isso não é tudo, pois esta versão expande o suporte para faixas de legenda na fonte VLC para até 1000, adiciona suporte HEVC e HDR para o codificador VA-API, adiciona suporte de captura HDR para fontes DeckLink, melhora a visualização de miniaturas do YouTube e apresenta suporte QVBR para codificadores AMF.
A lista de melhorias continua com suporte a links simbólicos para caminhos VST, twoloop como o codificador FFmpeg AAC padrão, suporte CUDA para decodificação de hardware de fontes de mídia, melhor desempenho do DeckLink, suporte Python 3.11 para scripts e suporte FDK AAC no Flatpak.
Downloads e mais informações sobre o lançamento do recurso OBS Studio 29.1 via OBSProject no GitHub.