Mais um funcionário da Apple acusado de roubo de tecnologia do Apple Car

mais-um-funcionario-da-apple-acusado-de-roubo-de-tecnologia-do-apple-car
Imagem: Arena EV

O Projeto Titan, veículo autônomo da Apple, está bem longe de um lançamento, mas está sempre na mídia. Agora, por exemplo, o Departamento de Justiça Americano anunciou que abriu processo contra um terceiro funcionário da Apple na investigação em andamento sobre roubo de tecnologia do Apple Car da empresa.

As acusações foram apresentadas no Tribunal Distrital dos EUA em San Francisco contra Weibao Wang. Wang está sendo acusado de uma vasta gama de ações criminosas. Entre as acusações, estão: roubo de tecnologia, tentativa de roubo de código-fonte de autonomia, tentativa de roubo de sistemas de rastreamento, sistemas de planejamento comportamental e design e descrições de hardware do sistema.

Funcionário da Apple acusado de roubo de tecnologia do Apple Car

Weibao Wang foi empregado da Apple por apenas um ano, trabalhou em uma Equipe de Anotações para a e, infelizmente, foi um dos 2.700 funcionários que tiveram acesso aos bancos de dados com todas as informações relacionadas ao Projeto Titan. Durante os últimos 4 meses de seu emprego, ele estava sob contrato de uma subsidiária americana de uma empresa chinesa de tecnologia de direção autônoma e se dedicou a desviar grandes quantidades de dados confidenciais da Apple.

Em junho de 2018, a casa de Wang foi revistada pelo DoJ e um enorme cache de dados confidenciais e proprietários da Apple foi encontrado. Foi aí que o DoJ escorregou porque, apesar das evidências, Wang não foi detido e teve permissão para deixar o país. Atualmente, ele está na China depois de embarcar no primeiro voo disponível para Guangzhou e não tem intenção de voltar.

mais-um-funcionario-da-apple-acusado-de-roubo-de-tecnologia-do-apple-car
Imagem: Arena EV

Se Wang fosse extraditado da China, ele enfrentaria uma sentença de 10 anos de prisão em cada acusação, se condenado, mais uma multa de $ 250.000 (cerca de R$ 1,24 mi) em cada acusação. No entanto, esse é um resultado altamente improvável, considerando que Wang é um executivo da Chinese Jidu – uma joint venture de veículos elétricos entre a Baidu e a Geely.

O terceiro acusado de roubo

Wang está no comando do departamento de tecnologia autônoma de Jidu depois de trabalhar como CTO da Neolix, outra empresa chinesa de tecnologia autônoma, depois de fugir dos EUA. Desde então, Jidu revelou os veículos elétricos Robo 01 e Robo 02. Ele é o terceiro funcionário da Apple acusado de roubo de tecnologia, Xiaolang Zhang foi o primeiro depois que foi pego roubando um esquema de 25 páginas de uma placa de circuito e tentando embarcar em um voo para Pequim com ele. Outro cidadão chinês, Jizhong Chen, foi preso pelo FBI por roubar a tecnologia secreta da Apple apenas um dia antes de seu voo programado para a China.

O Departamento de Justiça está cada vez mais preocupado com os esforços chineses para roubar tecnologia a qualquer custo de empresas americanas. O DoJ criou uma força-tarefa dedicada para lidar com esses esforços, e o anúncio das acusações visa adiar tentativas semelhantes. Na realidade, enquanto houver segredos, haverá pessoas tentando roubá-los.