Red Hat restringe massivamente a disponibilidade do código-fonte do CentOS Stream

CentOS ISA SIG ganha nova linha de base x86-64 para melhor desempenho
CentOS Stream 10 começa a ser desenvolvido e deve ficar pronto em 2024

Após o fim do clássico CentOS, as coisas podem ficar difíceis para clones RHEL como Rocky Linux e Alma Linux e seus clientes. A distribuidora Linux Red Hat anunciou que a empresa não pretende mais oferecer acesso público direto ao código-fonte de sua distribuição empresarial Linux RHEL. O CentOS Stream, que foi criado há pouco mais de dois anos, é considerado “o único repositório para lançamentos públicos de código-fonte relacionados ao RHEL”.

Entre outras coisas, para não infringir os direitos autorais dos numerosos softwares copyleft no RHEL, o código-fonte para clientes e parceiros do RHEL deve continuar disponível no portal do cliente da empresa. Isso pode se tornar um problema, especialmente para aqueles clones que deveriam ser compatíveis com RHEL e desejam continuar a ideia do modelo clássico da distribuição CentOS.

red-hat-restringe-massivamente-a-disponibilidade-do-codigo-fonte-do-centos-stream

CentOS Stream

A Red Hat apresentou o CentOS Stream pela primeira vez em 2019 e, no final de 2020, o fabricante anunciou que queria descontinuar o clássico CentOS. O antigo modelo de desenvolvimento da Red Hat fornecia aos usuários recursos novos ou experimentais por meio da distribuição comunitária Fedora. Alguns deles foram estabilizados ao longo dos anos e integrados ao Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

A versão estável do CentOS é criada a partir das fontes do RHEL como uma réplica simples e compatível. Acima de tudo, isso deve garantir aos administradores a estabilidade necessária para seus sistemas. O CentOS Stream, por outro lado, é um novo tipo de variante de lançamento contínuo da distribuição, que deve ser voltada para as necessidades dos desenvolvedores.

Os desenvolvedores simplesmente precisam de acesso mais rápido a novas ferramentas e uma cooperação mais forte com a comunidade de parceiros em torno do RHEL, disse o fabricante. O CentOS Stream visa fornecer isso com novos lançamentos constantes. O CentOS Stream serve como uma espécie de upstream para a próxima versão do RHEL, com uma prévia de novas versões do kernel e novos recursos.

Com relação à disponibilidade do código-fonte, diz em relação ao novo modelo CentOS: “Antes do CentOS Stream, a Red Hat publicava as fontes públicas do RHEL em git.centos.org. Quando o projeto CentOS se concentrou no CentOS Stream, mantivemos esses repositórios, embora o CentOS Linux não fosse mais desenvolvido como RHEL downstream.” Manter um segundo repositório separado não é mais eficiente para a Red Hat, então o procedimento está sendo finalizado.

Os usuários e a insatisfação instalada

A verdade é que nem todos os usuários anteriores do CentOS estão satisfeitos com o desenvolvimento em torno do CentOS Stream, de modo que com Alma Linux e Rocky Linux, por exemplo, foram encontradas rapidamente extensões da comunidade que desejam manter o modelo de réplicas compatíveis com binários. Como e se isso será possível sem acesso direto ao código-fonte ainda não está claro. Isso também se aplica a grandes clientes, como a NASA.

Tanto o Alma Linux quanto o Rocky Linux estão tentando apaziguar sua comunidade e clientes e pedem paciência com informações sobre como proceder. A Rocky Enterprise Software Foundation também escreve que a mudança da Red Hat sempre foi considerada uma possibilidade.