A Microsoft finalmente corrigiu a falha que fazia com que a Pesquisa do Windows e o Menu Iniciar parassem de responder e alguns aplicativos do Windows não abrissem mais. A empresa investigava os problemas do menu Iniciar e da pesquisa desde 18 de janeiro, depois de confirmar em agosto de 2023 que o Windows estava quebrando as permissões em sistemas nos quais o Office foi implantado usando o ClickToRun.
Microsoft corrige falha do Menu Iniciar do Windows
A Microsoft reconheceu pela primeira vez esse problema conhecido em 24 de janeiro, quando disse que afeta apenas plataformas de cliente, incluindo Windows 11 21H2/22H2 e Windows 10 20H2/21H2/22H2. Como o BleepingComputer relatou em janeiro, um aplicativo afetado é o ClickShare, que ajuda a compartilhar telas de dispositivos Windows sem fio.
O menu Iniciar, a pesquisa do Windows e os aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP) podem não funcionar como esperado ou podem ter problemas para abrir.
Dispositivos Windows afetados podem ter dados ou chaves de registro danificados, o que pode afetar aplicativos que usam APIs do Microsoft Office para integração com Windows, Microsoft Office ou Microsoft Outlook ou calendário do Outlook.
Os dispositivos afetados têm aplicativos instalados que se integram ao Windows, Microsoft Office ou Microsoft Outlook.
A Microsoft resolveu esse problema conhecido na terça-feira com as atualizações cumulativas opcionais deste mês (KB5027303 e KB5027293). A correção geralmente será disponibilizada para todos os usuários do Windows afetados com o lançamento das atualizações cumulativas do Patch Tuesday do próximo mês.
Solução alternativa também disponível
A Microsoft também fornece aos clientes afetados que não desejam instalar as atualizações de visualização de junho de 2023 uma solução alternativa para resolver esse problema até a terça-feira de patch de julho.
Para atenuar esse problema, você pode desinstalar aplicativos que se integram ao Windows, Microsoft Office, Microsoft Outlook ou calendário do Outlook.
Atualizações para aplicativos afetados ou orientação do desenvolvedor do aplicativo também podem estar disponíveis.
Para aqueles que usam aplicativos com APIs do Office em dispositivos nos quais o Microsoft Office foi instalado por meio do Office ClickToRun, outra correção temporária está disponível nesta página de suporte. Além disso, os usuários afetados são aconselhados a remover os aplicativos problemáticos da inicialização ou configurá-los para iniciar sob demanda para evitar que esse problema ocorra novamente.
Na quarta-feira, a Microsoft também abordou um problema conhecido que causa o congelamento do File Explorer em dispositivos Windows 11 e Windows Server após visualizar as permissões de acesso efetivas para arquivos compartilhados. Duas semanas atrás, a empresa também corrigiu um bug do Windows 11 que acionava falhas intermitentes de salvamento e cópia de arquivos nos sistemas Windows 11 22H2.