Google confirma lançamento do Bard no Brasil

Google confirma lançamento do Bard no Brasil

Depois de muita expectativa e espera, finalmente o Google confirma que resolveu fazer o lançamento do Bard no Brasil. Para quem ainda não está familiarizado, esta é a Inteligência Artificial que chegou para concorrer diretamente com o ChatGPT. O adiamento ocorreu também em outros países além do Brasil por causa de questões regulatórias. No entanto, ao que parece, esses problemas foram superados. Além do Brasil, outros 50 países, incluindo a União Europeia, já podem contar com o recurso. Portanto, desde as primeiras horas de hoje, o Bard já fala o português brasileiro. Nos próximos meses, a ferramenta deve chegar a 180 países.

“O Bard está disponível na maioria dos países do mundo e nos idiomas mais falados”, afirma um comunicado divulgado no blog da empresa americana, que apresentou em fevereiro sua própria ferramenta de Inteligência Artificial (IA) em resposta ao ChatGPT, o software desenvolvido pela OpenAI e financiado em grande parte pela Microsoft.

“Como parte de nossa abordagem ousada e responsável com a IA, nós colaboramos de maneira proativa com especialistas, formuladores de políticas e reguladores de privacidade nesta expansão”, afirmou o Google.

Após adiar, Google confirma lançamento do Bard no Brasil

A União Europeia tem todo um cuidado com relação á regulamentação dos algoritmos, daí ter provocado esse adiamento do lançamento do Bard por lá. Por aqui, também pesaram essas mesmas questões. Aqui, além de projetos querendo regulamentar redes sociais por conta do grande número de fake news, a IA provoca temores em termos de respeito à vida privada e à propriedade intelectual.

A Alphabet (empresa matriz do Google) iniciou há alguns meses uma campanha de comunicação no Brasil contra um projeto de lei que pretende responsabilizar as empresas que não adotam medidas para combater a desinformação.

O Bard era uma ferramenta disponível apenas em três línguas (inglês, japonês e coreano). No entanto, a partir de agora poderá se expressar em quase 40 idiomas, como português, árabe, alemão, chinês, espanhol, francês e hindi, segundo o Google.

Também poderá comunicar suas respostas oralmente, adaptar o estilo das respostas para a linguagem informal ou profissional ou extrair informações a partir de uma imagem.

O Bard consegue retomar uma conversa suspensa temporariamente, recurso já disponível no ChatGPT. No entanto, a empresa alerta que este ainda é um período de testes. Sendo assim, devemos ter muitos aprimoramentos e correções de bugs pela frente.

Os chatbots são apresentados como uma alternativa às pesquisas online tradicionais e, desde novembro de 2022, registram um grande sucesso graças ao lançamento do ChatGPT. Assim, este acabou ganhando espaço e faz parte de mecanismos de buscas como o Bing e a outras ferramentas da Microsoft.

Como usar o Bard em português

  • Acessar o endereço “bard.google.com
  • Fazer login com a sua conta do Google, clicando no botão do canto inferior direito
  • Na página seguinte, clicar em “quero testar o Bard”
  • Ler e concordar com os termos de uso da ferramenta
  • Na primeira interação, vai aparecer uma barra para digitar um comando
  • Daí, é só aproveitar a conversa com o robô responsivo do Google.

Ao se logar, aparece uma mensagem de aviso.

O Bard é experimental

“Ao testar o Bard, lembre-se: ele nem sempre acerta. O Bard pode dar respostas imprecisas ou inadequadas. Em caso de dúvida, use o botão “Pesquisar no Google” para verificar as respostas do Bard. Dê feedback para melhorar o Bard. Classifique as respostas e sinalize tudo que possa ser ofensivo ou inseguro.”