Quando falamos de software de código aberto, estamos falando de qualquer programa em que o desenvolvedor libera o código-fonte gratuitamente. Isso significa que qualquer pessoa no mundo pode baixá-lo, modificá-lo e distribuí-lo sem pagar taxas ao seu criador original. Para atender aos critérios de código aberto, o código-fonte deve ser compartilhado com outras pessoas usando uma licença compatível com a Open Source Initiative (OSI). A Meta AI diz que o Llama 2 é de código aberto, mas parece que não é bem assim!
Código aberto
Existem mais de 80 variações de licenças de código aberto, mas elas geralmente se enquadram em uma das duas categorias principais: copyleft e permissivo. A licença copyleft é um tipo de licença em que o código derivado do código-fonte aberto original herda seus termos de licença. A licença permissiva é um tipo de licença que oferece mais liberdade para reutilização, modificação e distribuição.
Quer a licença seja copyleft ou permissiva, um projeto de código aberto não pode especificar condições sobre para que o software pode ou não ser usado, a menos que uma lei anule a licença. O código aberto por sua natureza incentiva a colaboração, a transparência e a confiança.
O Llama 2
O Llama 2 é um modelo de linguagem grande (LLM) de segunda geração, treinado em grandes quantidades de dados para gerar saídas coerentes e com som natural. Essa tecnologia pode ser usada para construir chatbots como o ChatGPT, por exemplo.
A Meta AI diz que o Llama 2 é seu modelo de linguagem grande de código aberto da próxima geração. É licenciado sob o Llama 2 Community License Agreement. OSI publica uma lista de licenças que eles aprovaram. O Acordo de Licença da Comunidade Llama 2 não é um deles e nunca seria aprovado como está.
O Linux Links destaca algumas seções do contrato de licença que tornam óbvio que o Llama 2 não é de código aberto.
Você não usará os Materiais Llama ou qualquer saída ou resultados dos Materiais Llama para melhorar qualquer outro modelo de linguagem grande (excluindo Llama 2 ou trabalhos derivados dele).
Termos Comerciais Adicionais. Se, na data de lançamento da versão Llama 2, os usuários ativos mensais dos produtos ou serviços disponibilizados por ou para o Licenciado, ou afiliados do Licenciado, forem superiores a 700 milhões de usuários ativos mensais no mês anterior, você deverá solicitar uma licença de Meta, que a Meta pode conceder a você a seu exclusivo critério, e você não está autorizado a exercer nenhum dos direitos sob este Contrato, a menos ou até que a Meta conceda expressamente a você tais direitos.
Nenhuma licença de código aberto ditará esses tipos de condições. A Meta chamando o Llama 2 de “código aberto” não o torna assim, lembra o Linux Links. Inclusive, a Meta não é a primeira empresa a agir de forma inadequada em relação à frase “código aberto”.