Com a Copa do Mundo de Futebol Feminina ocorrendo atualmente, e com as apostas esportivas de vento em popa, e também com a inclusão social feminina muito em voga no esporte, há, ainda, um assunto que não quer calar.
Estamos falando, claro, da Inteligência Artificial (IA), que tem estampado as manchetes de todos os jornais nos últimos tempos. E também na editoria esportiva a IA se faz presente, principalmente como auxiliar no combate de fraudes e disseminação de fake news.
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Um software de monitoramento que usa inteligência artificial (IA) descobriu que quase 20 mil posts abusivos nas redes sociais foram destinadas a jogadores, dirigentes e treinadores durante a Copa do Mundo do Catar, de acordo com um novo relatório divulgado pela FIFA.
No total, 20 milhões de postagens e comentários foram analisados em todas as principais plataformas de mídia social, verificando com sucesso a identidade de 306 proprietários de contas que enviaram mensagens abusivas.
O relatório – realizado em conjunto com o sindicato global de jogadores FIFPro – diz que a FIFA trabalhará com a aplicação da lei para enviar pacotes de evidências para construir casos em que mensagens abusivas ultrapassaram os limites criminais.
O sistema, chamado de serviço de proteção de mídia social (SMPS), monitora e oculta abusos de jogadores e também estará disponível para equipes, jogadoras e treinadores usarem na Copa do Mundo Feminina, que começa em 20 de julho.
O software também analisou as contas de seleções, ex-jogadores e membros da mídia.
No total, 434 mil posts foram sinalizados por IA e revisados por humanos, disse o relatório, com mensagens abusivas vindas de 12 mil e 600 contas diferentes.
Além disso, o software também ocultou 287 mil comentários abusivos antes de serem vistos pelo destinatário pretendido.
Das mensagens abusivas, 38% vieram da Europa, 36% da América do Sul, 10% da Ásia, 8% da África e 8% da América do Norte e Central.
O sexismo representou 13,7% dos abusos, a homofobia 12,16% e o racismo 10,7%. Quando agrupados por países – todos os jogadores, times e redes sociais oficiais da associação – a França recebeu o maior número de abusos, com a Inglaterra em segundo lugar e o Brasil em terceiro.
O confronto das quartas de final da Inglaterra contra a França, no qual o atacante inglês Harry Kane perdeu um pênalti crucial, teve o maior aumento de mensagens abusivas de qualquer partida da Copa do Mundo, registrando um total de 13 mil posts e comentários denunciados e moderados em todas as plataformas sociais.
IA como ferramenta de detecção e redução de fraudes
A indústria de apostas esportivas sempre enfrentou desafios relacionados a fraudes e manipulação de resultados. No entanto, a IA pode ser uma aliada valiosa na detecção e redução dessas atividades ilícitas.
Ao analisar dados de várias fontes, incluindo padrões históricos de apostas, desempenho do jogador e sentimento da mídia social, os algoritmos de IA podem identificar comportamentos suspeitos de apostas que podem indicar atividades fraudulentas.
Os modelos de aprendizado de máquina podem ser treinados para identificar irregularidades e anomalias no mercado de apostas, alertando os operadores de apostas esportivas sobre possíveis instâncias de manipulação de resultados ou informações privilegiadas.
O foco em detectar tendências de comportamento em tempo real pode começar muito antes de uma aposta ser feita. Com a IA, pode começar assim que você se conectar à plataforma de apostas esportivas.
Se as equipes não usarem indicadores sofisticados de risco de IA em tempo real no futuro para ajudar a prevenir ou detectar agentes mal-intencionados de transações, conspirações ou exploração da plataforma, você simplesmente ficará para trás e deixará dinheiro na mesa.
Assim, a IA pode se tornar uma marca confiável que protege os usuários, mantém a integridade da plataforma e promove apostas seguras.
Esta abordagem permite uma investigação imediata e medidas de mitigação, protegendo a integridade do esporte, ajudando na inclusão social e preservando a confiança dos apostadores.
Além disso, os sistemas baseados em IA podem monitorar plataformas de mídia social e fóruns online para discussões relacionadas a fraudes em apostas, fornecendo informações valiosas sobre possíveis ameaças.
Aos poucos, as empresas também têm desenvolvido os seus próprios filtros de bate-papo de IA que entendem o conteúdo e o contexto das mensagens e removem com sucesso as mensagens indesejadas, evitando discursos de ódio.
Além disso, aplicativos dedicados a combater fraudes, com o apoio do crowdsourcing, quando os próprios usuários inserem os resultados das partidas que seguem, o algoritmo AI verifica os dados inseridos e lhes dá credibilidade ou os marca como falsos.
Ao alavancar o processamento de linguagem natural, a IA pode avaliar o sentimento do público e detectar quaisquer indicações de manipulação ou desinformação que possam afetar os resultados das apostas.