Para aqueles que possuem um controlador de jogos Google Stadia desde quando ainda existia o serviço de jogos em nuvem do Google, o kernel Linux 6.6 está adicionando um novo driver para permitir o suporte de feedback de força (ruído) com esses controladores.Como parte do encerramento do serviço de streaming de jogos Stadia, o Google disponibilizou firmware atualizado para ativar o suporte a Bluetooth (BLE) e conectividade com fio USB, para que pelo menos esses controladores de jogos possam viver para jogos locais em vez de se tornarem lixo eletrônico. O suporte de force feedback e rumble não funciona imediatamente no Linux, mas felizmente os engenheiros do Google escreveram um driver básico para habilitar os recursos de rumble do Stadia. Portanto, o kernel Linux 6.6 vai suportar Rumble e Force Feedback nos controladores do Google Stadia.
Já havia notícias sobre o esforço do Stadia rumble para Linux e esta semana os patches chegaram ao HID-next. Agora que está na ramificação “-next” do subsistema HID antes da próxima janela de mesclagem do Linux 6.6, esse novo driver está definido para ser principal.
Linux 6.6 vai suportar Rumble e Force Feedback nos controladores do Google Stadia
Este commit adiciona o driver “hid-google-stadiaff” e a opção Kconfig HID_STADIA_FF para compilar este novo driver. Este suporte de feedback de força foi testado para funcionar tanto para uso BLE quanto USB.
Google revisa novo driver para suporte ao Stadia Controller Rumble no Linux
Enquanto o Google desligou seu serviço de streaming de jogos Stadia, com o firmware atualizado, há suporte para Bluetooth (BLE) para o controlador, bem como conectividade com fio USB para aqueles que desejam continuar usando este controlador de jogos. Os engenheiros do Google também estão trabalhando em um novo driver Linux para permitir o suporte de “ruído” de feedback de força com este controlador.
Os engenheiros do Google na equipe do Chromium têm trabalhado no “hid-google-stadiaff” como um módulo do kernel para permitir o feedback de força baseado em rumble para o controlador do Google Stadia. Este controlador já está funcionando no Linux via conectividade com fio Bluetooth e USB por meio do código HID existente, embora não com feedback de força, a menos que o aplicativo envolva a interface “hidraw” HID bruta diretamente.